TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRESC intensifica preparativos para nova eleição em Braço do Norte

06.02.2009 às 18:02

Vista da Matriz de Braço do Norte (SC).

A organização da nova eleição no município de Braço do norte, marcada para o dia 1º de março, segue com tranquilidade e é intensificada com a aproximação da data. A Coordenadoria de Eleições do TRESC informou que foram designadas 72 urnas para a eleição, das quais 11 são para contingência e as demais 63 atenderão às seções eleitorais do município. O novo pleito foi necessário porque mais de 50% dos votos da eleição de 5 de outubro último foram conquistados por candidato inelegível.

De acordo com a coordenadora de eleições substituta, Silvia Mara de Oliveira, não haverá contratação de pessoal para atuar na eleição, uma vez que servidores do próprio Tribunal darão o suporte técnico e o apoio necessários aos funcionários do Cartório Eleitoral de Braço do Norte. A totalização e a divulgação dos resultados serão realizadas diretamente na 44ª Zona Eleitoral.

Conforme informou o chefe de cartório da 44ª Zona Eleitoral, Adriano Machado Luciano, nesta sexta-feira (6), às 19 horas, encerra-se o prazo para que possam ocorrer impugnações às candidaturas apresentadas para a novo pleito, uma vez que o edital com os nomes dos candidatos foi publicado na quarta, dia 4 de fevereiro.

Inscreveram-se para o novo certame eleitoral duas coligações: "Braço do Norte em boas mãos" (PP/PT/PR), que terá Evanisio Uliano (PP) para prefeito e Valberto Wiggers Michels (PT) para vice.; e "Com a Força do Povo" (PMDB/DEM/PTB/PDT/PRB/PPS/PSB), com Zalene Niehues Matos (PMDB) para prefeita e Charles Teodoro Bianchini (DEM) para vice.

Das chapas que concorreram no pleito 2008, apenas Valberto Michels e Charles Teodoro Bianchini concorrerão novamente.

Para esse pleito, duas das antigas coligações uniram-se em torno do nome de Uliano, que é do mesmo partido que Ademir Schmoeller, o qual concorreu a prefeito em 2008, obtendo 4.875. Uliano terá ao seu lado Michels que foi candidato a prefeito por outra coligação e agora concorre como vice.

Já a coligação que anteriormente tinha Ademir da Silva Matos como candidato majoritário, mudou de nome, e passou a apoiar a esposa do candidato anteriormente indeferido, ou seja, Zalene Niehues Matos. Ademir da Silva Matos concorreu às eleições 2008 sub judice e foi o mais votado para a prefeitura em Braço do Norte na ocasião. Com a decisão em definitivo (TSE) sobre o indeferimento da candidatura de Ademir, os seus votos ficaram entre os 11.420 votos nulos de Braço do Norte. Bianchini, o antigo vice na chapa de Ademir, será também o vice de Zalene.

O município de Braço do Norte, localizado na região sul do estado, a 173 km de Florianópolis, possui 24.802 habitantes, dos quais 20.175 estão aptos a voltar às urnas no dia 1º de março a fim escolherem os novos prefeito e vice-prefeito. A localidade onde hoje se encontra o município foi povoada ao fim do século 19 por imigrantes de origem alemã e italiana, mas a fundação data de 22 de outubro de 1955. Atualmente tem na agricultura, indústria de transformação e pecuária, suas principais fontes de renda. (EB/ECW)

AICSC – Assessoria de Imprensa do TRESC