TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Pesquisa confirma aprovação da urna eletrônica e confiança na Justiça Eleitoral

15.01.2009 às 16:58

Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Nexus, a Justiça Eleitoral foi avaliada como a instituição mais confiável do País. Além disso, o levantamento identificou que a urna eletrônica é aprovada por 97% do eleitorado.

"Desde 1996, com a introdução da urna eletrônica no processo eleitoral brasileiro, sempre surgiram dúvidas sobre a eficácia do sistema eletrônico de votação. Mas nenhuma delas resultou exitosa. O laudo da Polícia Federal sobre urnas de Caxias é o coroamento de uma crônica de periciamentos confirmadores da fidedignidade da urna eletrônica à vontade do eleitor. Vale dizer, sua imunidade à fraude", disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, sobre o assunto.

O estudo realizado pelo Instituto Nexus também revela que 83% dos eleitores consideram como atributo importante para a escolha de um candidato o fato de ele não ter comprado voto, 82% observaram se o candidato não tinha pendência judicial e 81% avaliaram ser importante a não utilização do “caixa dois” durante a campanha.

De acordo com as entrevistas, a campanha de esclarecimento ao eleitor que foi veiculada no rádio, na TV e nos jornais foi importante para aumentar a motivação dos que foram votar nas eleições municipais desse ano.

A pesquisa, realizada entre os dias 18 e 24 de novembro, contou com duas mil entrevistas nos 26 estados brasileiros. Só o Distrito Federal, que não têm eleição municipal, não teve entrevistados.

Fonte: TSE