TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Vereadores mirins são eleitos em Imbituba para gestão 2009

14.11.2008 às 18:41

Crianças eleitas em 2008 para Câmara Mirim de Imbituba.

O município de Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina, realizou ontem (12) eleição para escolher os 15 vereadores que irão compor a Câmara Municipal Mirim, no ano de 2009. Os eleitos têm idade entre 10 e 14 anos, e não representam partidos políticos, mas as escolas públicas e particulares nas quais estudam.

Conforme informações de Thiago Machado, do Departamento Legislativo da Câmara de Vereadores de Imbituba, a Câmara Mirim passou a funcionar em 2007 e, desde então, já conseguiu algumas conquistas para a população estudantil da cidade.

O mandato dos vereadores mirins é anual. Eles realizam sessões plenárias quinzenalmente na sede da Câmara de Vereadores, votam Projetos de Lei e solicitações formais ao Executivo Municipal, e os encaminham ao Poder Legislativo Municipal dos adultos.

Na eleição ocorrida ontem, estavam inscritos e aptos a votar 2.799 eleitores, dos quais 2.417 compareceram às urnas. È uma eleitorado maior do que 71 municípios catarinenses.  Participaram 15 escolas. Cada uma elegeu o candidato mais votado. A média por escola ficou entre 3 e 5 candidatos. Os alunos utilizaram urnas eletrônicas nas quais puderam votar apenas em candidatos de sua própria escola.

Sete dos quinze eleitos são meninas, tanto que na Escola Henrique Lage ocorreu empate: duas candidatas obtiveram 106 votos. O critério de desempate foi o mesmo da eleição normal, ou seja, a candidata mais velha ficou com a vaga, a outra com a suplência.

O evento foi organizado pela Câmara de Vereadores de Imbituba, com apoio do Cartório Eleitoral da 73ª Zona. As orientações com as urnas, treinamento de mesários e o suporte no dia da eleição foram prestados pelo chefe do Cartório, Bruno Delatorre de Azevedo, e a totalização dos votos foi realizada pelo servidor do TRESC João Sebastião de Andrade, o qual informou que a votação ocorreu das 8 às 17 horas, e que  às 17h58 todas as seções já estavam totalizadas, e os eleitos conhecidos. (EB/PD)

AICSC – Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC