TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TSE lança Glossário Eleitoral Brasileiro em seu site

25.11.2008 às 15:12

Está à disposição no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  um glossário com os principais termos utilizados pela Justiça Eleitoral. Composto por palavras simples e de fácil compreensão, o Glossário Eleitoral Brasileiro tem como objetivo divulgar conceitos, definições, referências doutrinárias e informações históricas dos sistemas e processos eleitorais brasileiros. A idéia é familiarizar o eleitor com a terminologia utilizada pela Justiça Eleitoral do País. O projeto do Glossário foi desenvolvido pela Coordenadoria de Biblioteca da Secretaria de Gestão da Informação do TSE.

Com o novo serviço, o TSE espera contribuir ainda mais para a formação dos futuros eleitores e divulgar informações importantes sobre a Justiça Eleitoral, a fim de aumentar a conscientização sobre a relevância do voto para o fortalecimento da Democracia.

Vocábulos

O Glossário Eleitoral Brasileiro é composto de vocábulos com conceitos e definições retirados da literatura jurídico/eleitoral brasileira. O serviço traz também informações históricas sobre os termos mencionados e textos e imagens a eles relacionados.

Determinados conceitos do Glossário não vêm com referência bibliográfica, por terem sido elaborados por colaboradores do TSE.

Acesso e sugestões

O interessado pode ter acesso ao Glossário Eleitoral Brasileiro em dois formatos: em CD-Rom e na internet.

O TSE informa que o Glossário Eleitoral Brasileiro se encontra em permanente aperfeiçoamento. Para este fim, o serviço dispõe de formulário para o envio de sugestões de termos e conceitos.

Fonte TSE