TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Prefeito e vice eleitos em Cunha Porã foram cassados por trocarem votos por vale-compras

19.11.2008 às 19:43

Vista da entrada de Cunha Porã (SC).

O juiz eleitoral da 83ª Zona, Clayton Cesar Wandscheer, cassou hoje (19/11) os registros de candidatura do prefeito Euri Ernani Jung (Banana) e do vice-prefeito Liandro Marcos Jagnow, de Cunha Porã, eleitos no pleito de 2008. Como Euri Jung e Liandro Jagnow foram eleitos na eleição majoritária do último dia 5 de outubro com 54,16%, contra os 45,84% obtidos pelos candidatos do PMDB, deverá haver nova eleição municipal para os cargos de prefeito e vice, em data a ser definida pelo TRESC, dentro do prazo de 20 a 40 dias, de acordo com o art. 224 do Código Eleitoral.

O juiz eleitoral explicou em sua decisão que as quatro testemunhas foram enfáticas em afirmar que foram procuradas por pessoas ligadas aos investigados, as quais pediam votos para os candidatos entregando em troca, vales-compra em um supermercado chamado Girassol. "Aqui merece destaque o fato de que tal estabelecimento comercial possui justamente o investigado Euri Ernani Jung como sócio, fato que se comprova por meio da simples leitura da sua declaração de bens fornecida à própria Justiça Eleitoral", enfatizou o magistrado na sentença.

A ação de investigação judicial eleitoral foi impetrada pelo PMDB. Os investigados, que concorreram pela coligação "Cunha Porã para Todos" (PSDB/DEM/PP), ainda receberam multa individual no valor de R$ 10.000,00. No entanto, os investigados ainda podem recorrer cassação e das multas junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.  (RQ/EB)

AICSC - Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC