TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Votação com identificação biométrica em São João Batista foi um sucesso

05.10.2008 às 20:06

São João Batista foi um dos três municípios brasileiros a proceder à implantação da votação com identificação dos votantes pelo sistema biométrico, ou seja, a partir das digitais dos eleitores. A eleição pelo novo sistema foi considerada um sucesso. Desde o início da votação, a eleição transcorreu de forma tranqüila, nenhuma urna precisou se substituída e apenas três mesários faltaram. E também a cidade catarinense foi a primeira das três a terminar a apuração e conhecer seus eleitos, como o prefeito, Aderbal Manoel dos Santos, que conquistou 63,96% dos votos, com apenas 4,96% de abstanções. Em São João Batista estão registrados 16.271 eleitores.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador João Eduardo Souza Varella, acompanhou o início da votação em São João Batista. Para o juiz eleitoral da 53ª Zona Eleitoral, Rafael Robaldo Bottan, a eleição foi considerada um sucesso. "A experiência com a biometria foi excelente. Superou nossas expectativas. Não apresentou nenhum problema, tanto que nenhuma urna precisou ser substituída". O juiz observa que do quesito segurança, este é o melhor método. "Com a identificação digital e a inserção da foto no caderno de votação o eleitor tem mais confiança em votar e a Justiça Eleitoral garante a sua segurança".

Bottan também analisa que a eleição com este procedimento pode sim ser implantada em todo o país. "A Justiça Eleitoral agora vai analisar como implantar isso em todo o Brasil. Sabemos que os custos são altos, mas temos a opção de utilizar este método para outros documentos também e fazer uma força-tarefa quando for a implantação". (EB/ECW)

AICSC – Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC