TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Urnas da Votação Paralela no 2º turno são do bairro Profipo, em Joinville, e Monte Verde, na Capital

25.10.2008 às 11:10

A estudante Moema e a servidora Daniela sortearam a seção de Joinville.

Aconteceu às 9h30, hoje (25), o sorteio das urnas que serão utilizadas no 2º turno para o sistema de Votação Paralela em Santa Catarina. De Florianópolis, foi sorteada a seção 129, da 100ª Zona, pertencente ao Colégio Estadual Professora Laura Lima, localizada no bairro Monte Verde. A seção possui 403 eleitores inscritos. Já de Joinville, a seção sorteada foi a de número 170, da 96ª Zona Eleitoral, que fica na Escola Básica Professora Alícia Bittencourt Ferreira, bairro Profico. A seção é composta por 384 eleitores. O sorteio das urnas foi realizado por alunos de uma escola da Capital e por servidores do Tribunal Regional Eleitoral catarinense, em audiência pública, conforme regulamenta a Resolução TSE 22.714/2008.

O presidente da Comissão de Votação Paralela, juiz Hélio do Valle Pereira, conduziu os trabalhos da audiência pública de sorteio das urnas que serão usadas no 2º turno da auditoria e explicou aos presentes os objetivos do sistema. "A Votação Paralela é um tipo de auditoria, que garante aos eleitores que o votos computados são os mesmos que foram digitados por eles nas urnas. Ela acontece amanhã concomitantemente à votação normal do segundo turno, em ambiente completamente monitorado", explicou o juiz. "Logo após ao encerramento do sorteio, as pessoas presentes preencherão cédulas de votação de papel, como se estivessem votando nos candidatos, que são os candidatos reais, uma vez que as urnas já foram alimentadas com os dados e lacradas", complementou o presidente da Comissão. Hélio do Valle Pereira informou também que após terem sido preenchidas as cédulas de papel, elas serão depositadas numa urna de lona, que é lacrada e guardada pela Polícia Federal até ser encaminhada na manhã seguinte ao local da simulação, que neste ano ocorre na sede regional do Tribunal de Contas da União.

Presentes à audiência, o presidente do TRESC, desembargador João Eduardo Souza Varella, o agente da Polícia Federal Antônio Hélio Guedes de Lima, o policial militar Major Pacheco, e também Zandra Berenice Cruz de Lima e Ana Maria Castilhos de Lima, auditoras da empresa UHY Moreira Auditores, além de secretários,coordenadores e funcionários do TRESC.

Alunos de uma escola de Florianópolis também presenciaram a cerimonia, sendo que dois deles auxiliaram o sorteio. A estudante do segundo ano do ensino médio Moema Mesquita, de 16 anos, juntamente com a servidora da Coordenadoria de Pessoal do Tresc Daniela Campos, procedeu ao sorteio da urna de Joinville. "Eu ainda não voto, mas acho importante participar do processo democrático e ver de perto como o sistema eleitoral brasileiro é seguro", disse a aluna. (EB/ECW)

AICSC - Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC