TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Urna biométrica é utilizada com facilidade por catarinenses

05.10.2008 às 14:27

Eleitor é identificado biometricamente em Santa Catarina.

Até às 12 horas, a maior parte dos eleitores que votaram em São João Batista consideraram fácil o processo de identificação digital. A cidade catarinense é uma das três a inaugurar a eleição com o reconhecimento biométrico do eleitor.

O eleitor José Batista Sartori, de 58 anos, compareceu à sua seção na Escola de Educação Básica São João Batista na parte da manhã. Ele havia participado da eleição simulada, ocorrida em 29 de junho, e considerou tudo muito fácil hoje. "Tenho mais confiança na hora de votar", explica. José Batista levou menos de dois minutos para ser identificado e para votar. "É tudo muito rápido e não tem dificuldade", disse.

O gerente operacional do TRESC, Bruno Melo, responsável pelo processo da eleição biométrica pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, explicou que mesmo tendo sido agregado mais um procedimento ao reconhecimento do eleitor, isso não aumentou muito o tempo do eleitor dentro da seção. "A maioria dos eleitores foi reconhecida na primeira tentativa. Isso é ótimo, pois dá agilidade ao processo".

O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou dois técnicos para acompanhar o processo e levar informações para serem analisadas. Célio Wermelinger e Débora Nery acompanharam a votação pela manhã. "Estamos analisando as votações e vimos que não aconteceu nenhum problema. Isso é ótimo. A experiência está sendo positiva e irá contribuir muito para a implantação em todo o país", explica Célio.

Dois papiloscopistas policiais federais, especialistas em reconhecimento digital, Carlos Roberto Below e Eduardo Koji Miyazaki, também estão avaliando o procedimento. (SC/EB)

Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC