TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Segundo turno vai mobilizar mais de 27 milhões de eleitores no País

25.10.2008 às 11:44

Elietores retornarão às urnas neste domingo (26).

O segundo turno das eleições municipais deste domingo, dia 26 de outubro, vai mobilizar 27.166.584 eleitores em 30 municípios do País, sendo onze capitais e 19 cidades com eleitorado superior a duzentos mil eleitores. Nestes municípios, nenhum candidato a prefeito conseguiu, nas eleições de 5 de outubro, atingir a marca de metade mais um dos votos válidos necessários para vencer o pleito em primeiro turno.

Mais de 77 mil urnas eletrônicas serão utilizadas no segundo turno das eleições municipais neste domingo. O horário de votação é o mesmo do primeiro turno, ou seja, entre 8 e 17 horas, respeitado o horário do município.

Além destas 30 localidades – que reúnem 21,08% do eleitorado nacional apto a votar no primeiro turno de 2008 –, no dia 26 de outubro está marcada eleição no município de Benedito Leite, no Maranhão, que teve o pleito do último dia 5 cancelado pela Justiça Eleitoral, por causa de atos de vandalismo e de violência, Em Benedito Leite, 4.271 eleitores são esperados nas 17 seções instaladas, para escolher prefeito, vice-prefeito e nove vereadores para a Câmara Municipal.

O eleitor registrado em um dos 30 municípios onde haverá segundo turno está apto a votar, mesmo que tenha se ausentado no primeiro turno. No entanto, a participação no segundo turno não isenta o eleitor de justificar a ausência no dia 5 de outubro.

O segundo turno das eleições para prefeito vai mobilizar os eleitores de 11 capitais, entre elas, a maior do País, São Paulo, que tem 8.198.282 votantes. A disputa eleitoral também não foi encerrada no dia 5 de outubro no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Manaus, Porto Alegre, Belém, São Luís, Cuiabá, Florianópolis e Macapá.

Fonte: TSE