TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

São João Batista é o primeiro município do Brasil a eleger prefeito pela eleição biométrica

05.10.2008 às 18:49

O prefeito da cidade de São João Batista foi eleito às 18h25. Aderbal Manoel dos Santos (PP/PRB/PT/PTB/PPS) conquistou 63,96% dos votos. O segundo candidato Gilberto Gonçalves Cândido (PDT/PMDB/PSB/PSC/DEM) ficou com 36,04%.
 
O índice de abstenção foi de 4,96%. Em São João Batista estão registrados 16.271 eleitores. Foram 1,87% de votos em branco e 2,96% de votos nulos.
 
Aderbal foi o primeiro prefeito eleito no Brasil pelo sistema inédito de identificação digital do eleitor na eleição eletrônica. São João Batista foi uma das três cidades selecionadas no país para realizar a experiência da eleição biométrica. Isso quer dizer que pela primeira vez os eleitores foram identificados pelas digitais e fotos. Este é um sistema inovador do Tribunal Superior Eleitoral. O vereador mais votado foi Plácido Vargas (PPS) com 940 votos.
 
As eleições ocorreram tranqüilamente na cidade. Até às 15 horas, cerca de 70% dos eleitores já haviam votado. Para o juiz eleitoral da 53ª Zona Eleitoral, Rafael Robaldo Bottan, a eleição foi considerada um sucesso. "A experiência com a biometria foi excelente. Superou nossas expectativas. Não apresentou nenhum problema, tanto que nenhuma urna precisou ser substituída". O juiz observa que do quesito segurança, este é o melhor método. "Com a identificação digital e a inserção da foto no caderno de votação o eleitor tem mais confiança em votar e a Justiça Eleitoral garante a sua segurança". Bottan também analisa que a eleição com este procedimento pode sim ser implantada em todo o país. "A Justiça Eleitoral agora vai analisar como implantar isso em todo o Brasil. Sabemos que os custos são altos, mas temos a opção de utilizar este método para outros documentos também e fazer uma força-tarefa quando for a implantação". (SQ/EB/ECW)

AICSC - Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC