TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Presidente do TSE lacra sistemas que serão usados nas urnas no 2º turno

16.10.2008 às 14:08

Min. Ayres Britto oficializa o lacre de urnas.

Ontem (15), o presidente do TSE assinou e lacrou os softwares que serão usados na urna eletrônica para o segundo turno das eleições 2008, que, reunidos em mídias não regraváveis, foram depositados no cofre da Secretaria de Tecnologia da Informação para eventual demonstração da integridade dos programas.

“É mais uma etapa que a legislação exige no sentido de lacrar o DVD contendo o software, os programas que são concebidos pelo próprio TSE, assegurando a autoria e autenticidade”, explicou Ayres Britto.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Dutra Janino, o software usado no primeiro turno das eleições sofreu pequenos ajustes para o funcionamento no segundo turno. Foram redefinidos a data e a hora para a votação e o número de candidatos, uma vez que não haverá eleições para vereadores, com exceção do município de Benedito Leite (MA), que teve o pleito do dia 5 de outubro anulado.

"Os softwares têm embutido dentro dos seus códigos de programação a data do evento. Só funciona no dia e hora determinados. Como existe um novo evento agora no dia 26, nós fazemos os ajustes necessários neste software para que ele se adeqüe à nova data e também ao número de candidatos”, afirmou.

O secretário acrescentou que todas as urnas já estão adaptadas ao horário de verão, que começa em 19 de outubro. “A partir da meia-noite de sábado, as urnas, ao serem ligadas, se auto-verificam e fazem ajuste, se for o caso”, explicou Janino.

Fonte: TSE