TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Presidente do TRESC estará presente à abertura da votação biométrica

04.10.2008 às 17:33

 O presidente do TRESC, desembargador João Eduardo Souza Varella, estará presente em São João Batista amanhã para abertura dos trabalhos de votação, às 8 horas, num momento histórico para Santa Catarina, já que os eleitores do município irão votar por meio do sistema de identificação mais moderno do mundo. Afinal, São João Batista é um dos três municípios participantes do projeto-piloto do TSE que inaugura no Brasil a urna biométrica, que reconhece o eleitor pela impressão digital.

 Após a realização do cadastramento de 16.271 eleitores com coleta de dados biométricos (impressões digitais e foto) no município do Vale do Rio Tijucas, entre os dias 3 de março e 1º de abril deste ano, todos os preparativos estão prontos para o pleito. O chefe de cartório da 53ª Zona, Ayrton Moraes Teixeira, informa que as urnas biométricas estão prontas para serem utilizadas e todos os 192 mesários que trabalharão nas eleições já foram treinados. O chefe de cartório acredita que o sistema de identificação por meio da impressão digital deverá aumentar o tempo de votação de cada eleitor, mas nada que altere substancialmente o horário previsto para o fim das eleições, às 17horas.

 "O importante é o ganho em segurança, já que impede que um eleitor vote por outro", explica Ayrton. O chefe de cartório também informou que serão utilizadas 48 urnas (uma para cada seção) e 12 de contingência.

 A Assessoria de Imprensa do TRESC estará representada no município pela jornalista Silvia Chioca, durante todo o dia, para fazer o atendimento à imprensa, enviar matérias para o Tribunal e repassar boletins de rádio para a Rádio Justiça. A jornalista estará acompanhada de um fotógrafo e de um câmera para a captação de imagens da primeira eleição biométrica do país, que ocorrerá também em Colorado D’Oeste (Rondônia) e Fátima do Sul (Mato Grosso do Sul).

 A visita do presidente será feita, às 8 horas, na Escola de Educação Básica São João Batista, localizada na Rua Otaviano Dadam, 111 - Centro - São João Batista. (RQ/ECW)