TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Deficiente visual é eleito vereador na cidade catarinense de Itajaí

10.10.2008 às 17:36

Câmara de Itajái adquirirá material em braile.

Marcelo Werner, de 30 anos, e cego desde os 16, conquistou a 12ª cadeira da Câmara de Vereadores de Itajaí. Ele obteve 1.909 votos na eleição de 5 de outubro de 2008, pelo PCdoB. O fato é sem precedente no município. Conforme registro da Associação Catarinense do Cego (ACIC), antes de Werner apenas outro deficiente visual foi eleito em Santa Catarina: Francisco Vital Pereira, de Canoinhas, exerceu mandato de 1997 a 2000.  

Os TREs e o TSE não possuem levantamento sobre o índice de deficientes físicos, sejam visuais, auditivos, cadeirantes, ou de outro tipo, que tenham se candidatado e assumido um cargo eletivo. Isso por que deficiências físicas não constam como itens do registro de candidatura. Sabe-se, no entanto, que há poucos casos no Brasil.

A jornalista Sicilia Vechi, que trabalha em Itajaí, informou que a Câmara Municipal já está procedendo adaptações para receber seu mais novo integrante. A Câmara fará aquisição de material em braile, como cédulas de votação, impressora  e softweres especiais. Werner ficou cego devido a glaucoma congênito. (EB)

AICSC – Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC