TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Apuração da eleição 2008 poderá ser acompanhada por meio da Internet

03.10.2008 às 16:11

A partir do encerramento oficial da votação, às 17 horas do dia 5 de outubro (domingo), a Justiça Eleitoral iniciará a apuração dos votos para prefeito e vereador nos 293 municípios que integram as 103 zonas eleitorais de Santa Catarina. A vontade expressa por mais de quatro milhões de eleitores de todo o estado poderá ser consultada momento a momento em parciais e também como resultado final pela Internet. A apuração dos resultados estará disponível no site dos órgãos de imprensa, no site da Justiça Eleitoral e por meio do sistema Divulga2008.

<h1>Acompanhamento pelos Cidadãos </h1>

O Portal da Justiça Eleitoral (www.justicaeleitoral.gov.br) permitirá a todo cidadão, de qualquer lugar do Brasil, o acesso rápido aos resultados da votação. O acesso ao serviço não necessita de qualquer instalação especial (download). Esse portal dá informações de forma simples, como por exemplo, o número de votos já computados para um determinado candidato a prefeito ou vereador.

Para o cidadão que queira informações mais detalhadas, como resultados agrupados por cidade, cargo, partido etc, o interessado poderá instalar o sistema Divulga, disponível no endereço www.tse.jus.br / Divulgação de Resultados (necessita Sistema Operacional Windows - XP ou mais recente). Após instalar o sistema, o usuário deve escolher um dos Parceiros de Divulgação Nacionais do TSE. Esses parceiros é que fornecerão, em tempo real, os dados buscados junto ao TSE. Todos os Parceiros de Divulgação Nacionais foram previamente cadastrados junto à Justiça Eleitoral.

Os Parceiros Nacionais para Divulga2008 – Público Externo são:
 Câmara dos Deputados, 
 Editora Abril, 
 Empresa Brasil de Comunicação, 
 Portal G-1 (Globo.com), 
 portal IG, 
 Infoglobo Comunicações,
 Microsoft Informática Ltda., 
 Rádio e Televisão Bandeirantes,
 Rádio e Televisão Record,
 portal Terra, 
 TV SBT,
 portal Universo Online
 portal Yahoo do Brasil.

<h1>
Acompanhamento pelos órgãos de imprensa cadastrados no TRESC</h1>

Os órgãos de imprensa devem ter feito seu cadastro no TRESC para acompanhar a divulgação dos resultados. Estes contam com uma estrutura no 9º andar da sede do TRESC, em ambiente onde serão dispostos dois telões, quatro televisores 42'', mesas, linhas telefônicas etc., além de acesso wireless (rede sem fio) aos dados de resultados. Nesse ambiente repórteres, editores, locutores, câmeras-man, fotógrafos e demais jornalistas podem acompanhar a apuração, bem como entrevistar os representantes do TRESC que fornecerão outros dados necessários.

Parceiros Estaduais (Santa Catarina) para Divulga2008 – restrito Parceiros TRESC
Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina - ADJORI/SC 
CNR - Central de Notícias Regionais 
Editora Jornal do Médio Vale Ltda. 
Firenze Comunicação e Produção Ltda. 
Fundação Cultural e Educacional de Itajaí 
Fundação Frei Rogério / Rádios Coroado-AM e Movimento-FM
Ivani de S. Miranda 
Rádio Integração do Oeste Ltda. 
Rádio Mirador Ltda. 
Radiodifusão Indio Condá Ltda. 
RBS TV de Florianópolis
RBS Zero Hora Editora Jornalística S/A
TV O Estado Florianópolis Ltda.
Zero Hora Editora Jornalística S/A

Caso haja dúvidas dos órgãos de imprensa, essas podem ser sanadas no endereço www.tse.gov.br/divulga2008, onde estão publicadas a documentação de apoio e informações sobre a divulgação e os sistemas. (EB/RQ)

AICSC – Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC