TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Acontece amanhã o sorteio das urnas para Votação Paralela do 2º turno

24.10.2008 às 16:00

Sonia Campos e juiz Hélio Pereira, secretária e presidente da VP.

Neste sábado (25), acontece o sorteio das duas urnas que farão parte da Votação Paralela que ocorre no dia do 2º turno das eleições. O sorteio, que é público e aberto à participação de qualquer cidadão, inicia-se às 9 horas da manhã, na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

A "Votação Paralela" consiste em um sistema de auditoria, que garante aos eleitores que o voto que é computado foi o mesmo inserido na urna, ou seja, o voto quando entra na urna eletrônica vai exatamente para o candidato que o eleitor escolheu soberanamente.

Neste domingo (26), os eleitores de Florianópolis e Joinville retornam às urnas para escolher seu prefeito no 2º turno. Para o sistema de auditoria, desta feita, serão sorteadas uma urna de seção da Capital e outra entre as sessões de Florianópolis e Joinville, conforme o que dispõem os artigos 39 e 40 da Resolução 22.714/2008 do TSE.

Imediatamente após o sorteio, é feita a comunicação ao juiz eleitoral da zona da urna sorteada para que faça a substituição da mesma por uma urna de contingência na seção. Então, membros da Polícia Federal (PF) buscam as urnas sorteadas e as encaminham para o local da Votação Paralela, onde ficam guardadas pela PF até às 8 horas da manhã do dia da eleição, quando inicia-se a votação. Neste ano, a Votação Paralela está sendo realizada no prédio do Tribunal de Contas da União, em Florianópolis.

Ainda na véspera da eleição, logo após o sorteio, as pessoas presentes à cerimônia são convidadas a preencherem cédulas de votação de papel, como se estivessem votando nos candidatos que concorrem às zonas eleitorais que foram sorteadas. Os nomes e números dos candidatos são reais porque as urnas foram configuradas com os dados dos concorrentes nos cartórios eleitorais, dias antes da eleição, sendo lacradas em seguida, e abertas novamente só no dia da eleição para receber os votos na seção eleitoral. A urna não pode ser violada, em hipótese alguma, ou ter seus dados adulterados.

Após terem sido preenchidas as cédulas de papel da Votação Paralela elas são depositadas numa urna de lona, que é lacrada e guardada pela PF até ser encaminhada na manhã seguinte ao local da simulação.

Quem pode participar/fiscalizar?
*  Sorteio das urnas: qualquer cidadão.
*  Votação Paralela: representantes de partidos políticos e imprensa em geral, devidamente credenciados antecipadamente junto ao TRESC.

Local e Horário da Cerimônia de Sorteio das urnas que compõem a Votação Paralela: Dia 25/10/2008, Sala de sessões do TRESC, Rua Esteves Júnior, 68, térreo – Centro – Florianópolis, a partir das 9 horas da manhã, e qualquer cidadão pode participar. (EB/RQ)

AICSC - Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC