TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Justiça Eleitoral catarinense mobiliza mais de 50 mil mesários

30.09.2008 às 14:47

O período eleitoral está deflagrado! O acompanhamento e a fiscalização de todos os atos e etapas que lhe são inerentes se encontram sob a égide da Justiça Eleitoral. Mas no dia da eleição entram em cena quatro pessoas essenciais ao processo eleitoral, que compõem a mesa receptora de votos: os mesários. Sua importância está na medida em que – sem a sua atuação – praticamente ficaria inviabilizada a consumação das eleições. No dia do pleito, eles são os primeiros a chegar à seção eleitoral, para montar a estrutura que receberá os eleitores, e só deixarão o local depois de encerrada a votação.

O que faz o mesário no dia da eleição

Cada um dos mesários é chamado para cumprir uma função: pode ser a de presidente, a de 1º mesário, a de 2º mesário ou a de secretário. Como cada componente da mesa receptora é peça-chave para o funcionamento das seções eleitorais, devem estar bastante atentos em seus postos, com envolvimento integral. No dia da eleição, devem chegar à seção eleitoral até, no máximo, as 7h da manhã. A antecedência decorre de uma série de providências que devem ser tomadas antes mesmo de iniciado o pleito, como preparar o local, fazer a checagem do material e conferir as perfeitas condições do equipamento para que, pontualmente às 8h, a votação seja iniciada.

Cabe a cada presidente a função de buscar junto ao delegado de prédio a urna de sua mesa e, antes de retirá-la da caixa, conferir o número da zona e da seção. O delegado de prédio é uma pessoa convocada pela Justiça Eleitoral para cuidar do local de votação. Antes de ligar a urna, é feita a conferência de todos os lacres para averigüar se ela não foi violada. Caso ela não esteja íntegra, o presidente registra na ata a ocorrência e aciona o cartório eleitoral para que se faça a sua substituição.

Um dos papéis fundamentais dos mesários é checar, com cuidado, a identificação do eleitor e colher sua assinatura no caderno de votação. Além disso, eles estão envolvidos com a segurança da seção, orientando os eleitores sobre todos os procedimentos e garantindo que a eleição transcorra de forma tranqüila.

Durante todo o período de votação, o presidente e o 1º mesário devem estar sempre atentos para as luzes sinalizadoras do microterminal, onde é feito o controle do processo, com a habilitação dos eleitores e o monitoramento do ciclo de votação. Ele funciona da seguinte forma: a luz verde demonstra que a urna já está livre para receber novo eleitor, a luz amarela significa que o eleitor ainda não finalizou o voto e a luz vermelha alerta que a urna não está recebendo energia elétrica. Apesar de a urna ter uma bateria interna que funciona por até 12 horas, é interessante que o presidente da mesa verifique o porquê do problema e acione o cartório para que se busque uma solução.

A votação nunca é encerrada antes das 17h, mesmo que todos os eleitores daquela seção já tenham votado. A própria urna já está programada para apenas aceitar o encerramento a partir desse horário. Quando chegar o momento previsto para o final da votação, se ainda houver eleitores na fila, o secretário deve distribuir senhas para que ninguém que tenha chegado antes das 17h fique sem exercer seu direito de votar. Tudo que houver ocorrido durante os trabalhos e que chame a atenção será registrado na ata, que será assinada por todos os mesários.

Quando do término da votação, o presidente informa os códigos de encerramento na urna eletrônica e imprime o boletim de urna, que contém os resultados de sua seção. Logo em seguida, a urna eletrônica grava as informações no disquete que irá para a apuração. Os mesários são responsáveis por retirar o disquete com cuidado e organizar todo o material da seção, desligar a urna e lacrá-la novamente. Como se vê, procedimentos muito importantes, que fazem dos mesários parceiros essenciais da Justiça Eleitoral na organização das eleições. (RQ/DFO)

AICSC - Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC