TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Justiça Eleitoral catarinense capacita mais de 25 mil mesários

09.09.2008 às 15:05

O trabalho dos mesários é essencial às eleições.

Iniciou ontem (8) e vai até o dia 20 de setembro o treinamento de mesários para as eleições 2008. A capacitação se dá nos cartórios das 103 zonas de Santa Catarina. Entre 25 e 26 mil pessoas estão recebendo a capacitação para trabalhar nas 12.691 seções eleitorais em todo o Estado. O objetivo é que sejam capacitados, pelo menos, dois mesários para cada seção.

De acordo com o responsável pela Coordenadoria de Eleições no TRESC, Eron Domingues, a capacitação dos mesários para atuar nas votações é necessária para garantir que a eleição transcorra sem maiores problemas. "O trabalho dos mesários é de extrema importância, pois sem ele a realização da eleição é praticamente inviável", assegurou o coordenador. "Sem a participação de mesários comprometidos e bem treinados a concretização do direito democrático do voto fica prejudicada", completou Eron Domingues.

A capacitação é composta de duas partes. Uma instrutiva, com exposição feita pelo juiz eleitoral de cada zona, com apresentação de vídeo e detalhamento de como proceder em todo o processo que será encontrado na seção. A outra é uma parte prática, na qual eles operam a urna. Os mesários simulam o processo eleitoral, aprendem como usar a urna, emitir os relatórios, habilitar o eleitor a votar. Muito importante também é o preparo para enfrentar as contingências que podem acontecer no dia da eleição, como urna com mau funcionamento, falta de energia elétrica ou até mesmo controle de eleitores que possam perturbar o bom andamento da votação.

Para que o mesário possa comparecer sem maiores problemas à seção em que trabalhará, toda uma estrutura de suporte é colocada em funcionamento. Além do treinamento, ele geralmente é alocado na mesma seção em que vota, por ficar mais próxima a sua residência, recebendo ainda um vale para almoço.

O treinamento é feito sempre, no mínimo, para aqueles indivíduos que terão os cargos de presidente e de 1º mesário. Há casos de zonas eleitorais em que se está treinando mais de duas pessoas, dependendo da necessidade de cada município. (EB/ECW)


AICSC – Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC