As dúvidas dos eleitores não se restringem a escolher os candidatos que melhor irão representá-los, pois anteriormente ao pleito ocorre uma série de indagações, como: Qual é o lugar de votação? Como fazer a justificativa no caso de eleitores que se encontram fora de seu domicílio eleitoral? Qual é o número do título de eleitor? Essas são algumas das perguntas que atormentam os eleitores e para respondê-las com agilidade e responsabilidade o TRESC disponibilizará, a partir do próximo dia 26, o número de telefone 148 e uma equipe de atendimento que chegará a 36 servidores no dia eleição.
A coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor, Márcia Mendonça Ruhland, informou que o valor da ligação é de uma chamada local, e o serviço atende a todo o Estado, sem necessidade de discar o código de área. "Este ano estamos inovando, eis que recebemos muitos questionamentos acerca de propaganda eleitoral e o número costuma receber reclamações e denúncias de irregularidades na campanha política. Portanto, a equipe recebeu treinamento da Corregedoria Regional Eleitoral para poder informar aos eleitores o que realmente é permitido e proibido", conta a coordenadora.
O usuário do 148 poderá esclarecer as mais variadas dúvidas como: De que forma retirar os formulários de justificativa; em que situações se deve pagar multa; como deve agir o eleitor que está no exterior no dia da eleição; os procedimentos no caso de perda do título ou de todos documentos; para quem o voto é obrigatório e para quem é facultativo; a ordem de votação dos candidatos; entre outras. (RQ/EB)
Serviço
Horário de Funcionamento da Central 148:
AICSC - Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial
Rua Esteves Júnior 68, 88015-130, Centro, Florianópolis, SC Fone [48] 3251.3700
Horário de atendimento ao público do Tribunal: das 12 às 19 horas.
Rua Esteves Júnior 68, 88015-130, Centro, Florianópolis, SC Fone [48] 3251.3700