TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRESC e Secretaria de Segurança unidos em prol da tranqüilidade nas eleições 2008

15.08.2008 às 16:44

Secretário de Segurança, presidente do TRESC e delegado-geral.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador João Eduardo Souza Varella, está atento para a segurança e o transcorrer tranqüilo nas eleições municipais de 2008. Ele vem se reunindo sistematicamente com os representantes das polícias federal, militar e civil para solicitar a colaboração dos órgãos de segurança pública e para orientar as ações para o período eleitoral.

Na Academia da Polícia Civil, nessa quarta-feira (13), o presidente do TRESC se encontrou com a Secretaria de Segurança Pública e com o Comando Geral da Polícia Civil, para solicitar a colaboração dos delegados de polícia a fim de que as eleições em Santa Catarina transcorram normalmente.

O secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet, declarou total apoio. Ele informou também que em 2008 deve ser novamente abolida a chamada ‘Lei Seca’. “A abolição da Lei Seca, em 2006 não causou nenhum transtorno, e as eleições daquele ano transcorreram sem incidentes”, comentou o secretário.

Já o delegado-geral da Polícia Civil, Maurício Eskudlark, declarou que “a Polícia Civil está totalmente integrada e à disposição da Justiça Eleitoral, para que a democracia seja plenamente exercida com respeito à lei e à liberdade".

O desembargador Varella aproveitou o encontro de quarta-feira para colocar à disposição da Secretaria de Segurança Pública toda a estrutura do TRESC para qualquer eventualidade.

Antes, ele havia conversado com a Superintendência da Polícia Federal no Estado, em reunião realizada no dia 9 de julho, na sede do TRESC. Na ocasião, o superintendente substituto da Polícia Federal, José Rita Martins Lara, explicou que a instituição está apta a agir prontamente a fim de coibir abusos. "Em algumas cidades estaremos de plantão diuturnamente e onde não temos condições de agir rapidamente, vamos contar com a ajuda da Polícia Militar Estadual, conforme já acertado com o Comando Geral daquela entidade", garantiu o delegado.

No dia 8 de agosto, foi a vez de encontrar-se com o Comando Geral da Polícia Militar, que garantiu apoio total para a segurança das próximas eleições municipais em todo o Estado. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Eliésio Rodrigues, destacou que a PM fará todo o possível para que as eleições deste ano transcorram dentro da mais absoluta normalidade. "Para isso, nossos oficiais e efetivo estarão sendo treinados para atuar em sintonia com o Comando Geral, seguindo as diretrizes do planejamento traçado pelos técnicos do TRE", destacou o Cel. Eliésio Rodrigues. (EB/ECW)

AICSC – Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC