TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Presidente do TSE enfatiza importância do voto livre e consciente

01.08.2008 às 09:42

No pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta quinta-feira (31), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto (foto), enfatizou a importância de o eleitor fazer uma escolha livre e consciente no próximo dia 5 de outubro. Ele afirmou que a eleição é “o ponto mais alto e luminoso da democracia representativa”.

Utilizando uma linguagem simples e direta, Ayres Britto conclamou o eleitor brasileiro a dar “um chega pra lá” nos compradores de voto e, aproveitando a proximidade dos jogos olímpicos, comparou o mandato eleitoral a uma corrida de cem metros rasos, quando o eleitor acerta na escolha. “Quatro anos passam rapidamente – uma corrida de 100m – se o nosso voto é bom; quatro anos arrastam-se em passo de tartaruga se o nosso voto é ruim”.

O pronunciamento abriu oficialmente a campanha institucional do TSE de esclarecimento ao eleitor, que passa a ser veiculada em todas as emissoras de rádio e TV do país, até o dia das eleições. Na TV, a primeira fase da campanha conta com dois filmes de 60 segundos, que serão veiculados nas próximas duas semanas, e outros 15 filmes de 30 segundos. No rádio, são 15 spots de 30 segundos. Os filmes e spots foram produzidos pela Fundação Padre Anchieta com a  colaboração da agência de publicidade W/Brasil.

Leia a seguir a íntegra do pronunciamento do ministro Carlos Ayres Britto:

________

“Eleitoras e eleitores brasileiros;

Estou aqui  para saudá-los, para felicitá-los pela oportunidade que todos temos de tratar muito bem os nossos municípios e para tratar muito bem os nossos municípios, basta votar certo na próxima eleição popular no dia 05 de outubro.

Votar com todo entusiasmo, toda alegria, toda liberdade, toda atenção, dando um chega pra lá nos compradores de votos e buscando o máximo de informação quanto ao candidato mais democrático. Mais democrático e de vida moralmente limpa, além de comprovadamente capaz de conduzir os destinos do seu município, isso porque o futuro do seu município, eleitor, será o seu próprio futuro.

Quatro anos passam rapidamente – uma corrida de 100m – se o nosso voto é bom; quatro anos arrastam-se em passo de tartaruga se o nosso voto é ruim. Este é um ano de ventura, portanto, um ano de felicidade, um ano de sair da platéia para subir ao palco da urna eletrônica e ali decidir sobre nossos próprios destinos, sobre nossa própria qualidade de vida.

Merecemos o melhor e não devemos tirar por menos. Eleição não é engarrafamento de trânsito, nem cadeia ou penitenciária, não é um velório. Eleição é ponto mais alto e mais luminoso da democracia representativa. Por isso deve ser vivida como uma festa, uma dança, uma celebração.

Ela não atrapalha nada, muito pelo contrário, bota para andar de braços dados o civismo e a soberania popular e tudo pelo modo mais fácil possível, pois quando a eleição é municipal nós conhecemos mais de perto os candidatos e só é preciso votar em dois deles – um voto para vereador, um voto para prefeito, sendo que o voto para prefeito já vale para o vice.

Tudo tão simples quanto pedir a bênção aos nossos pais. Tão necessário, quanto cuidar dos nossos filhos.

Boa noite!”

Fonte: TSE
________