TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Senhor de 95 anos é o mais velho do cadastramento biométrico

24.03.2008 às 13:54

Aos 95 anos, o senhor Francisco Cim é o eleitor mais velho a participar do cadastramento e da revisão eleitoral, em São João Batista, no Vale do Rio Tijucas. O descendente de italianos participou do processo na tarde de quarta-feira (19). Não dispensando o bom humor, seu Francisco rapidamente ganhou o carinho e admiração dos profissionais do TRE/SC.

Morador do bairro Rio do Braço, Francisco Cim havia participado de uma eleição pela última vez em 1988. Nesse ano, ele voltou para se cadastrar na modernidade: a urna biométrica.

A vida dedicada à lavoura fez de seu Francisco um homem conhecido por toda a região. Perto de sua residência, ainda possui um engenho que fabrica açúcar, além de uma boa cachaça de melado. Ele é do tempo em que se trocavam produtos por  alimentos,   quando o dinheiro em espécie era escasso e a troca de mantimentos se constituia quase  numa moeda corrente.

Seu Francisco lembra, também, quando São João Batista não era emancipado - antes de 1958 – e os eleitores tinham que votar em Tijucas, município ao qual pertenciam. "Eu ia de bicicleta, mas muitos procuravam outros transportes como carroça ou somente o cavalo", relembra. Hoje as coisas mudaram e daquela cédula de papel que ainda não sai da memória do homem com sotaque italiano, ele agora votará através da urna biométrica, a mais moderna do mundo.

São João Batista tem bom ritmo de atendimento na reta final do cadastramento biométrico

No município de São João Batista, o total de atendimentos chegou a 10.323 no fim de domingo (23), o que representa pouco mais de 73% de eleitores atendidos, num total de 14.083 que devem passar pelo processo. No fim do mesmo dia, os outros dois municípios que passam pelo cadastramento biométrico também apresentavam bons resultados. Fátima do Sul/MS havia atendido 10.238 eleitores, o que representa pouco mais de 70% do montante de 14.602 eleitores do município. Já Colorado D’Oeste/RO alcançou 8.944 eleitores, o que corresponde a quase 61 % do total de 14.727 pessoas aptas a participarem do processo.

A expectativa da Justiça Eleitoral é que São João Batista não diminua o ritmo de atendimentos. A média diária é de 492 eleitores assistidos. Quanto à revisão eleitoral, o município de São João Batista marcou no fim do dia, 8.610 títulos revisados, o que representa pouco mais de 61% dos 14.083 eleitores.

(JC/RQ)