TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Primeiro dia de recadastramento em São João Batista tem movimento satisfatório

03.03.2008 às 19:21

O primeiro dia de recadastramento para votar na urna biométrica em São João Batista foi considerado satisfatório. Logo nas primeiras horas de atendimento aos eleitores o movimento foi de 60 pessoas por hora. No final do dia, 370 eleitores compareceram. O recadastramento está acontecendo no Centro Empresarial e Cultural Batistense, ao lado da rodoviária, em uma tenda instalada dentro do prédio, que possui 400 metros quadrados. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 12h às 19 h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. O atendimento vai até o dia 1º de abril.

Segundo o coordenador de eleições do TRESC, Eron Domingues, esse número é considerado satisfatório. "À medida em que as horas e os dias passam, nossos técnicos ficam mais dinâmicos para atender", destaca.

A primeira etapa do atendimento consiste no recolhimento dos dados dos eleitores para serem digitados no sistema. Na seqüência, é feita a fotografia e, por fim, a coleta das impressões digitais. Nessa parte, há uma ajuda de 20 papiloscopistas do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, órgão ligado ao Ministério da Justiça.

Os bons números nesse primeiro dia de atendimento são reflexo de árduos treinamentos durante a última semana. No sábado (01), por exemplo, mais de 70 profissionais do TRESC e TSE trabalharam no ensaio final. A chefe de cartório da 101ª Zona Eleitoral (Florianópolis0, Lina Barbosa, que está ajudando na coordenação do processo, informou que os profissionais foram bem treinados para exercerem tal função. "Estamos tranqüilos e sabendo da responsabilidade em que consiste esse processo, que para nós também é novidade", finalizou Lina.

 OBRIGATÓRIO

O chefe de cartório da zona eleitoral de São João Batista, Ayrton Teixeira, lembrou que o recadastramento é obrigatório para todos os eleitores do município. Sendo assim, até os idosos com mais de 70 anos, que não são obrigados a votar nas eleições, serão obrigados a participar do recadastramento. "Eleição é uma coisa e esse processo é outra", lembrou Teixeira.

As pessoas que não participarem do recadastramento não poderão votar na eleição de 5 de outubro, pois terão seu título de eleitor cancelado. Além disso, terão o CPF cancelado e não poderão participar de concurso público. "No caso dos idosos, eles poderão ter problemas quanto ao recebimento de seus benefícios oriundos do INSS", ressaltou Ayrton.

 Seu Eny da Silva é o primeiro eleitor a ser cadastrado na urna biométrica

 Aos 70 anos, o caminhoneiro aposentado Eny da Silva não perdeu a oportunidade de exercer sua cidadania. Faltava ainda pouco mais de meia hora para a abertura da porta que dá acesso à tenda do TRE-SC, instalada no Centro Empresarial e Cultural Batistense, e o simpático senhor se mostrava ansioso quanto ao direito de ser o primeiro eleitor batistense a fazer o recadastramento para votar na urna biométrica. "Não queria ser o primeiro, mas estou ansioso e vim mais cedo", disse.

Seu Eny acredita que, com o novo sistema de cadastramento de dados, haverá mais segurança na eleição. "Acaba com a possibilidade de uma pessoa votar por outra ou votar por duas vezes, como já presenciei aqui na cidade", alerta.

O censo de consciência eleitoral de seu Eny vem da paixão há anos por política. Sempre atento aos acontecimentos na cidade, estado e nação, o batistense viveu os verdadeiros quinze minutos de fama. Cinegrafistas e fotógrafos procuravam um melhor ângulo para filmá-lo e fotografá-lo. O dia de celebridade premiou aquele que fez jus ao verdadeiro cidadão brasileiro. "Enquanto eu ser vivo, jamais deixarei de votar", finalizou.

 Dona Laura da Silva é a primeira mulher

 Não demorou muito para a primeira mulher eleitora aparecesse na fila de recadastramento. Era a terceira no geral. A dona de casa Laura da Silva (foto), 65 anos, não gosta muito de política. Mas gosta de garantir seus direitos. "É um compromisso que temos com a cidade participar desse processo", disse. Seu esposo, Elmir da Silva, 68 anos, tratou de comparecer cedo, também, para o recadastramento. O aposentado acredita que o melhor que há nesse recadastramento é a segurança para as futuras eleições.

A empresária Silvana de Souza, 31 anos, não perdeu tempo. Já nesta segunda-feira (03), ela decidiu vir até o Centro Empresarial fazer o recadastramento. "Eu tinha um tempo disponível nesta tarde e já vim para resolver isso", destacou Silvana. Assim como as outras pessoas presentes no local, a jovem acredita que com o "Kit Bio" as eleições serão mais seguras. (JN/RQ/DF)

NÃO ESQUECER:

- Documento de identidade (carteira de motorista, carteira profissional, carteira do trabalho, passaporte ou carteira de identidade)

- CPF (obrigatório, se já possui)

- Comprovante de residência (de 3 de março de 2007 a 3 de dezembro de 2007)