TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

João Eduardo Souza Varella é eleito presidente do TRESC

03.03.2008 às 18:55

O desembargador João Eduardo Souza Varella foi eleito em sessão especial realizada hoje, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Ele tomará posse no cargo no final do mês de março, em substituição ao desembargador José Trindade dos Santos. Para a vice-presidência, os juízes do TRESC elegeram o desembargador Cláudio Barreto Dutra , que da mesma forma assumirá o cargo de Corregedor Regional Eleitoral.

Natural de Joaçaba, o novo presidente formou-se em direito pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, em 1966. De 1967 a 1973 atuou como advogado no Foro da Comarca de Joaçaba e lecionou literatura e português em escolas locais e direito na Faculdade de Administração de Joaçaba. Foi o primeiro diretor-geral da Fundação Universitária do Oeste Catarinense – FUOC, em 1972. Ingressou por concurso público, em 1973, na magistratura catarinense, tendo sido titular em diversas as comarcas. Foi professor de direito penal em da Faculdade de Joinville e de processo penal na Escola Superior da magistratura do Estado de Santa catarina.

De 1990 a 1992 atuou como Juiz Corregedor junto à Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Santa Catarina, assumindo em 1996 como desembargador no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. No ano passado assumiu a Corregedoria Regional Eleitoral de Santa Catarina e neste ano deverá comandar as eleições municipais previstas para outubro próximo.

Proferiu inúmeras palestras sobre arrendamento mercantil, novo Código Civil, direito das obrigações e a nova lei de recuperação de empresas.

Todos os integrantes da Corte saudaram o presidente eleito e destacaram a sua brilhante atuação como julgador e elevado espírito de cavalheirismo.(ECW/RQ)

Segundo o desembargador Souza Varella, a unanimidade de votos recebida do Pleno, é uma demonstração da nossa unidade. "Somos um grupo unido e isso me deixa inteiramente confortável para atuar na Corte", finalizou o futuro presidente.