TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Faltam sete dias para o encerramento do cadastro eleitoral biométrico

25.03.2008 às 13:23

Os eleitores dos três municípios que vão utilizar as urnas biométricas nas eleições municipais deste ano terão apenas mais uma semana para realizar o cadastramento eleitoral. A Justiça Eleitoral encerrará os trabalhos na próxima terça-feira em São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS).  O novo sistema coleta as impressões digitais, dados pessoais e fotografia de cada um, praticamente eliminando a possibilidade de um eleitor votar por outro.

Até o dia ontem (24), mais de 70% dos eleitores nos três municípios já haviam retirado o título de eleitor pelo sistema biométrico. Em São João Batista, a Justiça Eleitoral vem registrando quase 500 eleitores por dia e já emitiu 10.935 títulos, 77,6% do total previsto. Em Fátima do Sul, o resultado é semelhante, tendo sido cadastradas 10.655 pessoas ou 73% do total do eleitorado esperado.  Em Colorado do Oeste, a média de atendimento diária é de 425 eleitores, e já foram efetuados 9.352 registros, o que representa 63,5% do total.

Um conjunto de equipamentos para leitura biométrica, os chamados “kit-bio”, estão sendo utilizados no cadastramento eleitoral. Dentro de 10 anos, a Justiça Eleitoral deverá alistar todos os eleitores pelo novo sistema e terá montando o maior cadastro do mundo em número de registros biométricos. O cadastramento está sendo feito por servidores da Justiça Eleitoral, com o apoio de técnicos do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal (PF).

Projeto-piloto

As três cidades foram escolhidas para testar a identificação do eleitor por meio de dados biométricos porque se encaixaram nos critérios estabelecidos pelo  TSE para implementar o sistema: têm aproximadamente 15 mil eleitores; passariam por um processo de revisão de seu eleitorado e são sede de zona eleitoral.(MG/GA)