TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Desembargador Varella é o novo presidente do TRESC

26.03.2008 às 20:04

O desembargador João Eduardo Souza Varella foi empossado quarta-feira (26) na presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Como vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral tomou posse o desembargador Cláudio Barreto Dutra. A solenidade aconteceu na Sala de Sessões. Estiveram presentes o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira; o deputado estadual Jorginho Mello, representante da Assembléia Legislativa do Estado; o desembargador Alcides dos Santos Aguiar, representando a presidência do Tribunal de Justiça do Estado; o procurador-geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto,  o vice-presidente da Seccional da OAB de Santa Catarina, Paulo Marcondes Brincas e demais desembargadores, juízes, promotores, advogados, servidores da Justiça Eleitoral e familiares.

O desembargador José Trindade do Santos, que estava saindo da presidência do TRESC, disse que entregava a direção da administração do Tribunal não com uma sensação de alívio, mas com a certeza do dever cumprido. "Contribuí para manter esta Corte na condição de uma das mais respeitadas e acreditadas instituições públicas do País, hoje, inegavelmente, referência nacional em termos eleitorais", destacou Trindade dos Santos.

O juiz Volnei Celso Tomazini, integrante do Pleno, saudou os novos dirigentes do TRESC e destacou a importância de buscar-se um poder judiciário cada vez mais independente, transparente e forte. Citando o jurista Paulo Benevides, destacou que somente um Poder Judiciário forte é a salvaguarda da democracia. Tomazini também elogiou a atuação dos dois desembargadores que assumiam suas novas funções. "Eles sempre se destacaram pela aplicação correta da justiça e com certeza vão orgulhar a nossa Corte", disse.

O procurador regional eleitoral, Carlos Antonio Fernandes de Oliveira, enfatizou as virtudes pessoais do novo presidente e do vice que assumiam. "Enalteço a honestidade e o conhecimento jurídico dos novos dirigentes, atributos que serão indispensáveis para o êxito do processo eleitoral".

O desembargador João Eduardo Souza Varella disse que é com muita honra que  assumia a presidência do TRE. Lembrou que este mesmo Tribunal, há 62 anos, diplomou seu pai, cerimônia por ele presenciada quando tinha apenas quatro anos. Acentuou ainda: "assumo com a humildade de quem sabe que beneficia-se mais aquele que mais serve".

Em relação à condução do processo eleitoral para as eleições marcadas para este ano, disse que "com a experiência adquirida como juiz, com mais de quarenta anos de atuação, somada à estrutura do TRESC, temos a certeza e a tranqüilidade de que faremos uma grande eleição". (ECW/RQ)