TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Cadastramento biométrico atinge 1/3 dos eleitores em São João Batista

14.03.2008 às 17:46

Após 11 dias de cadastramento biométrico, em São João Batista, Vale do Rio Tijucas, quase um terço do eleitorado local já participou do processo. Até as 19 horas de quinta-feira (13), 5.345 eleitores haviam  comparecido. Esse número representa o total de revisões, transferências e alistamentos. Somente em relação à revisão eleitoral, os números chegam a 4.830 eleitores, o que corresponde a 32,66% dos 14.083 eleitores que estavam inscritos até 31 de dezembro de 2007.

Para o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Carlos Rogério Camargo, os dados registrados estão refletindo o que já se esperava. "É positivo o resultado desses 11 dias, pois estamos alcançando a média estipulada antes do processo", destaca.

Tanto o Cartório Eleitoral da Comarca de São João Batista, quanto o TRESC acreditam que durante a próxima semana, a participação dos eleitores será mais intensa. "As pessoas estão mais familiarizadas com o cadastramento e isso vai se refletir nos trabalhos dessa semana", avalia Ayrton de Mendonça Teixeira, chefe de cartório da 53ª Zona Eleitoral.

A revisão e o cadastramento por meio da urna biométrica seguem em São João Batista até 1º de abril. O atendimento acontece todos os dias. De segunda a sexta-feira, o horário é de 12 às 19 h. Sábados, domingos e feriados, o atendimento ocorre entre 10 e 17 h. O local é o Centro Empresarial Municipal, ao lado da Rodoviária Municipal. Nesse fim de semana, haverá transporte gratuito em algumas localidades – ver abaixo.

São João Batista recebe visita dos TREs do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro

 Nesta mesma quinta-feira (13), profissionais do TRE do Rio Grande do Sul e do TRE do Rio de Janeiro visitaram o município para acompanharem o processo de cadastramento por meio da urna biométrica.

 A comitiva gaúcha era composta pelo diretor-geral, Antônio Augusto Portinho da Cunha; pelo assessor de planejamento estratégico, Jorge Freitas e pelo secretário de tecnologia da informação, Daniel Wobeto. Na opinião de Antônio Augusto, o que se viu em solo catarinense é uma demonstração do que ocorrerá em todo o país. "Verificamos o processo e estamos satisfeitos com o que vem acontecendo em São João Batista", avaliou o diretor- geral. Segundo ele, a Justiça Eleitoral terá pela frente um grande esforço logístico para atender toda a demanda brasileira. "É por isso que essa cidade está em fase de teste, dessa maneira conseguimos ver os pontos positivos e melhorar ainda mais o processo", finalizou.

 O secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Rio de Janeiro, André Luís Corrêa de Araújo, faz parte do grupo de trabalho do TSE que desenvolveu o projeto da urna biométrica. Para ele, o trabalho de cadastramento vem ocorrendo com naturalidade e isso é positivo para que o projeto possa ser desenvolvido em todo o Brasil. "Essa base de trabalho será muito útil para a Justiça Eleitoral", afirmou. (JC/ECW/RQ)

Serviço:

Transporte com ônibus no Sábado (15) e Domingo (16):

Arataca: Saída na Igreja de Arataca às 9h30min e outro às 14h;

Tijipió: Saída na Igreja de Tijipió às 9h30 min e outro às 14h;

Colônia/Fernandes: Saída do Posto de Saúde de Colônia, passando pelo Posto de Saúde de Fernandes, às 9h e outro às 14h;

Ribanceira do Sul: Saída na Escola Monsenhor José Locks, às 9 h 30 min e outro às 14h.

Observação: Nos dias 29 (sábado) e 30 (domingo), também haverá transporte de ônibus nessas localidades.