TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

3.541 eleitores atendidos em São João Batista em uma semana

10.03.2008 às 14:12

Eleitores aguardam atendimento em São João Batista

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRESC) divulgou os números de títulos eleitorais revisados e cadastrados por meio do sistema biométrico após uma semana de trabalho em São João Batista, localizada a 80 km de Florianópolis, no Vale do Rio Tijucas. Desde segunda-feira (03) até o fim do expediente de domingo (09) foram cadastrados 3.541 eleitores. Esse total equivale à soma de revisão, alistamento e transferência. Quanto aos títulos revisados nesse período, o número chega a 3.001 eleitores, o que representa pouco mais de 21% do universo de 14.083 eleitores aptos a fazer a revisão. "É um número razoável, no entanto pretendemos ter um aumento durante esta próxima semana", destaca Ayrton de Mendonça Teixeira, chefe de cartório de São João Batista.

E para que a semana comece com uma média ainda melhor, a Justiça Eleitoral espera a colaboração do Sincasjb – Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista. Empregados que trabalham nas indústrias calçadistas da cidade devem participar do cadastramento por meio de um rodízio que será feito pelo Sincasjb e TRE. Em cada dia, algumas empresas seriam selecionadas para participar. "O horário ideal para que as empresas tragam os seus colaboradores é entre meio-dia e 14h, nos dias de semana", ressalta José Luiz Viana, coordenador geral do processo biométrico. Segundo o presidente do Sincasjb, Almir Manoel Atanázio dos Santos, nesta segunda-feira (10) já deve ser providenciado o rodízio de empresas.

Para atender à demanda dos eleitores durante o fim de semana, o TRESC trabalhou com 48 profissionais. Desses, dez são papiloscopistas do Ministério da Justiça. No sábado (08) e domingo (09), o horário de atendimento foi das 10h às 17h. O local em que ocorreu o cadastramento foi a tenda eleitoral montada dentro do Centro Empresarial e Municipal de São João Batista, ao lado da Rodoviária.

Para que as pessoas do interior do município tivessem maior comodidade, uma parceria entre TRESC e Secretaria Municipal de Educação disponibilizou transporte gratuito aos eleitores dos bairros mais distantes. Arataca, Tijipió, Colônia, Fernandes e Ribanceira do Sul tiveram o transporte com ônibus escolares durante manhã e tarde de sábado e domingo. Essa parceria vai se repetir durante os próximos fins de semana, com exceção da véspera e dia de Páscoa.

 

Idosos têm atenção especial

 

A Justiça Eleitoral está preocupada quanto ao atendimento de pessoas idosas que tenham dificuldade de locomoção. Para isso, alguém próximo desses eleitores terá que se dirigir ao processo de triagem do cadastro e deixar o nome da pessoa. Está em fase de estudo a possibilidade de realizar alguns atendimentos domiciliares. "Queremos atender a todos e essas pessoas precisam de um atendimento diferenciado", afirmou Ayrton Teixeira.

 

UTILIDADE PÚBLICA:

 

O QUÊ:

ONDE:

Centro Municipal de Eventos de São João Batista, ao lado da Rodoviária Municipal

QUANDO:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

12h às 19h de segunda a sexta 10h às 17h nos fins de Semana e feriados Até 1º de abril

Cadastramento Biométrico e Revisão Eleitoral

(JS/ECW/DF)