TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRESC recebe denúncia contra Prefeito e Secretário de Xaxim

21.11.2007 às 18:45

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral determinaram a abertura de investigação judicial eleitoral contra  o prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, o diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Saúde de Xaxim, Ademir Chitolina e o cabo eleitoral, Jandir Nardino.

Eles são acusados pelo Ministério Público Eleitoral de terem cometido atos de improbidade administrativa e de praticar abuso de poder econômico e de autoridade em benefício das campanhas políticas dos deputados Gervásio José da Silva ( federal do Dem) e Gelson Luiz Merísio (estadual do PTC), quando candidatos às eleições de 2006.

A principal denúncia que pesa sobre os investigados é que eles teriam obrigado agentes de saúde do município a promoverem campanha eleitoral, distribuindo panfletos e fazendo propaganda política para os candidatos, em horário de expediente.

Sobre o prefeito Lírio Dagoirt também pesa a acusação de ter promovido, na sede da Prefeitura, cafés da manhã, pagos pelos cofres públicos, oferecidos a diversos represenatantes da sociedade, a quem pedia votos para os candidatos Gervásio e Merísio.

O Ministério Público Eleitoral destaca no parecer apresentado, que "diversos documentos comprovam a prática de abuso do poder econômico e de autoridade em proveito das candidatura de Gelson Merísio e Gervásio Silva. Por isso, pede que seja aplicada a sanção de inelegibilidade dos representados, por três anos.

O relator do processo, juiz Newton Varella Júnior acentuou no voto proferido, que estão presentes indícios suficientes a caracterizar  o cometimento de crimes eleitorais. Por isso, determinou a expedição de carta de ordem  ao  Juiz Eleitoral de Xaxim - 48º Zona Eleitoral,a fim de serem ouvidas as testemunhas indicadas pelo Ministério Público Eleitoral e seguimento da instrução do proceso. (ECW/VNM)