TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Mais de 140 mil eleitores já fizeram sua revisão em Santa Catarina - Prazo termina no dia 20 de novembro

07.11.2007 às 17:41

O processo de revisão do eleitorado já atingiu 140.305 eleitores catarinenses. Os dados fazem parte de levantamento da Corregedoria Regional Eleitoral e dão conta do comparecimento dos eleitores aos cartórios do Estado para confirmar suas inscrições eleitorais. Dos cerca de 400 mil eleitores convocados, 34,08% deles já provaram sua vinculação, apresentando comprovante de domicílio na localidade em que votam. Em alguns municípios, os índices de comparecimento chegam a 50% ou mais do número de inscritos, como é o caso de Brunópolis, Celso Ramos, Saltinho, São João do Oeste e São Joaquim. Já em Ermo, Ibiam, Iomerê, Iraceminha, Maracajá, Maravilha e Rio do Oeste, a confirmação das inscrições eleitorais está aquém do esperado, inferior a 25 % do eleitorado.

Segundo o Corregedor Regional Eleitoral, des. João Eduardo Souza Varella, a revisão do eleitorado tem como objetivo depurar o cadastro eleitoral e prepará-lo para as eleições municipais de 2008. "É uma excelente oportunidade para que o eleitor que efetivamente já se desligou do município onde tem inscrição, procure o cartório eleitoral e faça a transferência.", alerta.

A transferência é feita rapidamente, sem qualquer custo e o eleitor já recebe, na hora, o novo título, além de evitar os constantes deslocamentos no dia da eleição ou a necessidade de justificativa.

A inscrição do eleitor no local onde reside ou tem vínculos é de fundamental importância para que as eleições realmente reflitam a vontade do povo e permite que o cidadão contribua diretamente para a definição do futuro da cidade onde reside, disse o des. Varella.

Os eleitores que ainda não se apresentaram aos cartórios eleitorais dos 88 municípios onde acontece a revisão eleitoral, deverão fazê-lo até o dia 20 de novembro, levando comprovante de vínculo domiciliar, documento de identidade e título de eleitor. Os que não comparecerem terão suas inscrições canceladas pelo TRE de Santa Catarina. (ECW/VNM)