TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Escolas de Blumenau, com apoio do TRESC, elegem vereadores mirins

26.11.2007 às 18:55

Na sexta-feira, dia 23 de novembro, os alunos de 29 escolas de Blumenau conheceram seus representantes na Câmara Mirim. Tratou-se da eleição de 14 vereadores mirins, escolhidos entre 142 candidatos, que fizeram campanha política como gente grande. Pelo comparecimento no evento, pode-se ver o interesse que a eleição despertou nos estudantes. De 8.250 possíveis eleitores, estiveram presentes 93,1%. Até pequenas filas se formaram nas 37 seções preparadas especialmente pela Justiça Eleitoral para receber os votos dos jovens ansiosos.


Das 8h às 17h os alunos de 5ª a 8ª série puderam experimentar votar pela primeira vez em uma urna eletrônica. Ver as fotos dos colegas candidatos surgindo na tela é sempre um motivo de festa e curiosidade dos estudantes. Mas, além disso, houve debates de verdade, cartazes pedindo votos e o burburinho do dia do pleito.


A Justiça Eleitoral prestou todo o suporte técnico, organizando as urnas, o caderno de votação e até mesmo criando “títulos” especialmente para o evento. Participaram os servidores da 3ª, 88ª e 89ª zonas eleitorais, além de dois representantes da sede do TRESC, João Sebastião de Andrade e Davi Antônio Dionísio. De acordo com as regras estabelecidas pela Câmara de Vereadores de Blumenau, as escolas foram divididas em dois grupos, cada um disputando sete vagas. Um dos grupos era formado pelos estabelecimentos educacionais com menos de 300 alunos, e o outro, pelas escolas com mais de 300 alunos. Os critérios utilizados para definir os vencedores, que terão mandato de um ano, foram o número de votos e o índice de comparecimento verificado em cada escola. (DF/VM)