TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Justiça Eleitoral coordena eleições para Câmara de Vereadores Mirins de Joinville

22.10.2007 às 17:32

Na próxima sexta-feira (26), acontecerá a eleição dos novos vereadores mirins de Joinville, que vão legislar em favor da escola e da comunidade por meio da Câmara Mirim. Os eleitos terão mandatos para 2008 e 2009. Os cartórios das zonas eleitorias (19ª, 76ª, 95ª e 96ª) coordenarão o pleito, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e dos professores das escolas, que acontece do mesmo jeito que as eleições para prefeito, vereadores, deputados e presidente da República, inclusive com urna eletrônica (serão utilizadas 72).

A coordenação da Câmara Mirim recolhe os dados dos eleitores e candidatos das escolas inscritas e os encaminha ao TRESC, que faz os títulos de eleitores dos alunos. Para a realização das eleições, o tribunal encaminha uma equipe de técnicos responsáveis pela instalação das urnas eletrônicas em todas as escolas participantes.

Para a eleição, estão inscritos 197 candidatos de 44 escolas das redes pública e particular. No total, participarão 20.670 estudantes-eleitores de 4ª a 8ª série, de dez a 14 anos, moradores de Joinville, que devem escolher os 36 novos vereadores mirins. Dezoito vão legislar de fevereiro a dezembro de 2008, e outros 18 tomam posse e ficam no cargo no mesmo período, em 2009.

Durante o mandato, os vereadores mirins apresentam moções e indicações sobre o que acham que precisa mudar na escola onde estudam, no bairro e na cidade onde vivem. As idéias, em forma de projetos, são encaminhadas para as secretarias municipais. As sessões dos mirins ocorrem na última segunda-feira do mês, das 16 às 17 hs, no plenário da Câmara de Vereadores. Quatro vezes ao ano são realizadas sessões itinerantes nas escolas que têm representantes eleitos na Câmara Mirim, e uma vez por mês fazem visitas a órgãos públicos. (RQ/ECW)