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Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
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Comparecimento para revisão já chega a 30 por cento em alguns municípios

30.10.2007 às 13:49

Os cerca de 400 mil eleitores de 88 municípios do Estado já iniciaram a revisão do seu título eleitoral. O prazo expira no próximo dia 20 de novembro. Até o fechamento do cadastro de ontem (29), cerca de trinta por cento dos eleitores dos municípios de Irati, São Joaquim, São Bernardinho, Saltinho e Paulo Lopes já haviam comparecido aos cartórios para a revisão. Igualmente é grande o fluxo nos municípios de Taió, Itapiranga, São Lourenço do Oeste, São Joaquim e Palmitos, onde as revisões já passam ou chegam muito próximo de dois mil eleitores recadastrados.

A decisão do TRESC para fazer a revisão se baseou em determinação do Tribunal Superior Eleitoral, por meio da Resolução n. 22.586/2007. Assim, estabeleceu-se que haverá revisões eleitorais nos municípios em que o eleitorado é superior a 80 por cento da respectiva população, o total de transferências de títulos do ano em curso é dez por cento maior em relação às transferências do ano anterior e o eleitorado é superior ao dobro da população entre dez e quinze anos, somados também os com mais de setenta anos. Os três requisitos devem ser cumpridos simultaneamente.

Estão convocados a comparecer aos postos de atendimento ou ao cartório eleitoral os eleitores que votam no município, que estão em situação regular no cadastro eleitoral, e que tiraram ou transferiram o título até 31 de dezembro de 2006. Eles terão que comprovar a residência ou o vínculo profissional patrimonial ou comunitário. Quem fez alistamento ou transferência de título eleitoral em 2007 não precisa comparecer.

Os trabalhos de revisão serão realizados de segunda a sábado e envolvem 42 zonas eleitorais em todo o Estado.  

Documentos

O eleitor deve apresentar documento que prove a identidade (carteira de identidade ou profissional, certificado de quitação do serviço militar, certidão de nascimento ou casamento, entre outros) e um documento que comprove a residência, vínculo profissional, patrimonial ou comunitário no município. Poderão ser apresentadas contas de luz, água, telefone, envelopes de correspondência, escritura pública, documento expedido pelo INCRA, cheque bancário do qual conste o endereço do correntista, dentre outros. Atenção: se o eleitor apresentar uma conta, ela NÃO deve ser a última! A conta deve ter sido expedida de outubro de 2006 a julho de 2007. (ECW/DF)