TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

62 candidatos das eleições de 2006 não prestaram contas ao TRESC

01.08.2007 às 18:23

Servidor da CRIP recebe representações do MP

Dos 514 candidatos que concorreram às eleições do ano passado em Santa Catarina, 62 não prestaram contas de suas campanhas eleitorais. Com isso, não poderão obter a certidão de quitação eleitoral, documento indispensável para que se candidatem novamente no próximo pleito. A relação com os nomes dos candidatos que não apresentaram as contas foi encaminhada ao Ministério Público, que representou contra todos. Os dados são da Coordenadoria de Informações Processuais (CRIP) do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Para ver a relação, clique aqui.

Entre os que submeteram suas campanhas ao TRESC, 192 tiveram suas contas aprovadas; 25 foram rejeitadas e duas aprovadas com ressalvas, o que ocorre quando há falhas que não comprometem a sua regularidade. Quando é comprovada captação ou gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais, o candidato não é diplomado. Se ele já estiver no cargo, é então cassado.

As prestações são analisadas pelo Controle Interno do TRESC para a emissão de um parecer técnico enviado aos juízes do pleno, que decidem pela aprovação ou rejeição das contas. (DF/RQ)