TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Mais de 2 mil eleitores de Campo Belo do Sul podem ter o título cancelado

01.06.2007 às 17:30

Termina na próxima terça-feira (5) o prazo concedido pela Justiça Eleitoral para a revisão de inscrição dos títulos dos 6.381 eleitores do município de Campo Belo do Sul. Quem não atualizar o cadastro terá o documento cancelado e o nome excluído da lista de eleitores, ou seja, já não poderá votar nas eleições municipais que serão realizadas em 2008. Até hoje (1º) , 4.312 pessoas compareceram aos postos de atendimento abertos para o serviço, localizados na câmara de vereadores da cidade ou no cartório de Anita Garibaldi.

Para regularizar a situação, o eleitor deve apresentar documento de identidade com foto. Além do RG, serão aceitos, entre outros, a carteira profissional, de habilitação, certidão de nascimento ou casamento. Também é preciso comprovar a residência na cidade, por meio de contas como a de luz, gás, telefone ou água. Os comprovantes, porém, só serão aceitos se expedidos entre 7 de maio de 2006 e 7 de fevereiro de 2007.

O número de votantes que revisaram os títulos até o momento ainda é considerado baixo pelo chefe de cartório Carlos Wietzikoski, que espera que a demanda pela atualização do cadastro aumente a partir de segunda-feira (4). "Essa semana tivemos dificuldades devido ao frio e à chuva registrados aqui na região. Acredito que nos dois últimos dias estipulados para a entrega dos documentos a procura aumente. Mesmo assim, nossa estimativa é que até 1.500 pessoas não apareçam", avalia Wietzikoski.

A revisão eleitoral pretende desvincular pessoas que residem atualmente em outros centros. Levantamento realizado pela Justiça Eleitoral mostrou que 1.922 eleitores (22% do total) não moram na localidade. A idéia é fazer com que este índice chegue o mais próximo possível de zero. A legislação prevê que quando houver denúncia fundamentada de fraude no alistamento de uma zona ou município, o Tribunal Regional Eleitoral poderá determinar a realização de uma inspeção para verificar a existência de irregularidades . Se provada a fraude em proporção comprometedora, o TRE ordena a revisão do eleitorado e comunica a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (PP/ECW).

Serviço

O quê: revisão eleitoral em Campo Belo do Sul

Quando: até 5 de junho

Horário e locais de atendimento:

Cartório Eleitoral de Anita Garibaldi: das 13 às 19 horas

Câmara de Vereadores: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18 horas.

Informações: (49) 3543 0322