TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Juiz do TRE/SC toma posse no CNJ nesta quinta-feira

12.06.2007 às 17:25

O juiz federal da Vara de Execuções Fiscais de Florianópolis e juiz do TRE/SC, Jorge Antônio Maurique, toma posse junto à nova composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quinta-feira (14), para mandato de dois anos. A cerimônia está prevista para ocorrer às 10h, no Bloco B do Anexo II do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

O juiz Jorge Maurique foi indicado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), assim como o ministro César Asfor Rocha, que assumirá a Corregedoria Nacional de Justiça e o desembargador Mairan Gonçalves Maia Júnior.

O Conselho Nacional de Justiça é composto por 15 membros, nove do Judiciário e seis representantes externos. O Senado Federal já sabatinou o ministro César Asfor Rocha. Os outros conselheiros serão sabatinados coletivamente amanhã (13), às 11h30, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Depois da sabatina, o plenário do Senado deve aprovar as indicações para, em seguida, encaminhá-las à Presidência da República, que publicará ato de nomeação dos novos conselheiros e a recondução dos que permanecerão neste segundo mandato.

O juiz Jorge Maurique diz que ainda é cedo para definir ações, mas adianta que é necessário avançar em relação ao planejamento do Judiciário. "Primeiro é preciso ser realizada uma reunião no CNJ, serem formados os grupos, para sabermos como será feita a divisão de trabalho e assim, iniciarmos um projeto de gestão", explica.

A decisão foi recebida com alegria pelo juiz. "Pessoalmente, é muito gratificante. Tenho 20 anos de magistratura e a confiança do STJ em ter me escolhido é algo que recebo muito contente. Por outro lado, a responsabilidade é grande. O CNJ ainda está em período de solidificação no Poder Judiciário, a expectativa em relação ao conselho é grande, mas sua composição é plural, heterogênea e o órgão tem todas as condições para atender a estas expectativas", finaliza.


Em 22 de maio de 1987, Maurique assumiu o cargo de juiz substituto em Santa Catarina. Posteriormente, foi promovido a juiz de direito de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª entrâncias. Em 1993, tomou posse no cargo de juiz federal . Exerceu a titularidade nas cidades de Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Criciúma (SC). Também presidiu a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) no biênio 2004/2006.Atualmente ocupa a vaga de juiz federal junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.(PP/ECW)