TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Prefeita e Vereadores Mirins de Caçador são diplomados

29.05.2007 às 17:33

A prefeita mirim, seu vice e mais 18 vereadores mirins de Caçador foram diplomados hoje (29), às 9 horas, na Câmara de Vereadores do município. Os felizes vencedores receberam diplomas confeccionados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, que organizou a eleição. Estavam presentes na cerimônia o presidente da Câmara, Antônio Gilberto Gonçalves, o juiz eleitoral da 6ª Zona Eleitoral, Marco Aurélio Ghisi Machado, candidatos, servidores do cartório e, claro, as famílias!

Foi grande o envolvimento dos alunos na eleição que ocorreu dia 10 de maio: 6.372 estudantes compareceram para votar, 82% do total. De acordo com o servidor João Sebastião de Andrade, enviado pelo Tribunal para trabalhar no evento, "o número de eleitores equivale ao de um município do porte de Cunha Porã. Das cidades catarinenses, 186 têm eleitorado menor que o desta eleição." As urnas eletrônicas, preparadas pelo TRE/SC, chamaram a atenção da garotada, que podia ver as fotos dos candidatos no momento de votar. Cada escola elegeu um vereador mirim e seu respectivo suplente. A prefeita mirim, Laís Aparecida Gonçalves, foi eleita por alunos de todas as 18 instituições de ensino participantes, com 39% dos votos válidos. Os estudantes escolheram entre três candidatos que fizeram até campanha eleitoral, participando de debates em todas as escolas. Também houve votos brancos (3,72%) e nulos (1,98%).

Segundo a diretora legislativa da Câmara de Caçador, Nilse de Fátima do Nascimento, "durante o primeiro ano, os eleitos e suplentes vão participar de um curso de formação duas vezes por mês, incluindo estudos sobre cidadania, políticas públicas, oratória, processo legislativo e responsabilidade social". No segundo ano de mandato, os jovens assumem como vereadores, trabalhando em comissões técnicas, projetos, indicações e requerimentos que serão encaminhados ao prefeito adulto da cidade. (DF/RQ)