TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Mais de 20% dos eleitores de Campo Belo do Sul fizeram a revisão

14.05.2007 às 18:55

Em uma semana, cerca de 1,5 mil eleitores de Campo Belo do Sul fizeram a revisão, o que representa mais de 20% do eleitorado. Só no posto instalado na Câmara de Vereadores, no centro do município, até hoje (14) no final da tarde 1.050 pessoas apresentaram a documentação para comprovar domicílio eleitoral. O chefe de cartório de Anita Garibaldi, Carlos Wietzikoski, explica que nos primeiros dias de trabalho, a procura aos postos de atendimento foi pequena. "Choveu durante três dias; só depois do dia 10 os eleitores começaram a fazer a revisão", explica. O eleitor que não comparecer ao posto de atendimento ou não apresentar os documentos necessários perderá o título de eleitor.

Para fazer a revisão da inscrição, o eleitor precisa levar um documento de identidade, de preferência com foto. Além do RG, podem ser apresentados carteira profissional ou de habilitação, certidão de nascimento ou casamento, entre outros. O chefe de cartório alerta aos eleitores para prestarem atenção na data de expedição do comprovante de residência. "Só será aceito o documento expedido entre 7 de maio de 2006 e 7 de fevereiro de 2007. Isso porque o eleitor precisa provar que mora no município há pelo menos três meses", observa. Serão aceitos como comprovante conta de luz, telefone e água. Com a intenção de atender aos 6.381 eleitores, os funcionários da Justiça Eleitoral fazem a revisão na residência das pessoas com dificuldade de locomoção.

 

Por que deve ser feita a revisão?


A determinação da revisão aconteceu porque um levantamento da Justiça Eleitoral mostrou que 1.922 eleitores (22% do total) não moram no município. Campo Belo do Sul tem uma população de 8.051 habitantes e 6.381 eleitores. A legislação prevê que quando houver denúncia fundamentada de fraude no alistamento de uma zona ou município, o Tribunal Regional Eleitoral poderá determinar a realização de correição. Se provada a fraude em proporção comprometedora, o TRE ordena a revisão do eleitorado e comunica a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral. (ER/DF)

 

 

Serviço: 

O quê: revisão eleitoral em Campo Belo do Sul

Quando: 7 de maio a 5 de junho

Horário e locais de atendimento:

Cartório Eleitoral de Anita Garibaldi: das 13 às 19 horas

Câmara de Vereadores: das 8h30 às 12 e das 13h30 às 18 horas.

Atendimento em localidades: (sempre das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h)

16 e 17 de maio: Escola Municipal Campinas

18 de maio: Escola Municipal Morro do Chapéu

21 e 22 de maio: Escola Municipal Nossa Senhora dos Prazeres

23 de maio: Escola Estadual Divino Espírito Santo

24 de maio: Associação Arcasul.

Informações: (49) 3543 0322