TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

50% dos eleitores de Campo Belo do Sul precisam fazer a revisão do título

24.05.2007 às 17:44

Faltam 10 dias para que 3.186 eleitores de Campo Belo do Sul façam a revisão eleitoral. Até hoje (24), 3.195 pessoas compareceram aos 12 postos de atendimentos. O prazo encerra no dia 5 de junho. Para ficar em dia com a Justiça Eleitoral é preciso apresentar a documentação na Câmara de Vereadores de Campo Belo do Sul ou no cartório de Anita Garibaldi.

Na hora de fazer a revisão da inscrição, o eleitor precisa levar um documento de identidade, de preferência com foto. Além do RG, podem ser apresentadas carteira profissional ou de habilitação, certidão de nascimento ou casamento, entre outros. Junto com esses documentos, é necessário apresentar um comprovante de residência, que só será aceito se expedido entre 7 de maio de 2006 e 7 de fevereiro de 2007. O eleitor pode apresentar conta de luz, telefone ou água.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina atendeu os eleitores em 12 locais. No interior do município funcionaram 10 postos volantes. O chefe de cartório Carlos Wietzikoski conta que as chuvas prejudicaram o atendimento. "No interior as estradas não são pavimentadas, o que dificultou o acesso. Em Morro do Chapéu, por exemplo, um riacho transbordou e encobriu a única ponte de acesso ao local. Os servidores só conseguiram chegar no posto de atendimento à tarde", explica.

Além do atendimento nos dois postos, em algumas situações, o eleitor faz a revisão na própria residência. Eleitores portadores de necessidades especiais e também idosos, que não consigam ir a um dos postos de atendimento, são atendidos em suas casas pelos servidores.

A determinação da revisão aconteceu porque um levantamento da Justiça Eleitoral mostrou que 1.922 eleitores (22% do total) não moram no município. Campo Belo do Sul tem uma população de 8.051 habitantes e 6.381 eleitores. A legislação prevê que quando houver denúncia fundamentada de fraude no alistamento de uma zona ou município, o Tribunal Regional Eleitoral poderá determinar a realização de correição. Se provada a fraude em proporção comprometedora, o TRE ordena a revisão do eleitorado e comunica a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral. (ER/ECW)

Serviço:

O quê: revisão eleitoral em Campo Belo do Sul

Quando: até 5 de junho

Horário e locais de atendimento:

Cartório Eleitoral de Anita Garibaldi: das 13 às 19 horas

Câmara de Vereadores: das 8h30 às 12 e das 13h30 às 18 horas.

Informações: (49) 3543 0322