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Validando Assinaturas Digitais

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Validando Assinaturas Digitais

Este guia contém as instruções necessárias para validar a assinatura digital emitida em uma publicação do DJESC. O processo de validação da assinatura permite ao usuário verificar se o documento foi realmente emitido pelo TRE/SC e se este  não foi alterado desde sua assinatura.

Para realizar a validação de uma assinatura, o usuário dever realizar os seguintes procedimentos:

  1. Verificar se o seu computador possui os programas necessários à validação;
  2. Baixar e instalar os certificados digitais das autoridades certificadoras: estes certificados devem garantir que o documento assinado foi realmente emitido pelo TRE/SC;
  3. Configurar o Adobe Reader: esta configuração permite que o leitor de PDF reconheça os certificados instalados e possa realizar a validação da assinatura de modo correto;
  4. Realizar a validação da assinatura digital do diário: neste passo o usuário deve abrir o documento e utilizar o Adobe Reader para verificar se o documento foi realmente criado pelo TRE/SC e que este não foi alterado desde sua criação.

Observação

Os passos 1, 2 e 3 só necessitam ser realizados para o primeiro documento validado. Após, só precisam ser realizados novamente quando os certificados dos servidores do TRE/SC expirarem (o Certificado tem a validade por 3 anos) ou quando for necessário atualizar o Adobe Reader.

Veja também

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