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Configurando o Adobe Reader

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Configurando o Adobe Reader

Descrevemos a seguir as instruções para configuração do Adobe Reader para Windows e para Linux. Estas configurações permitem que o Adobe Reader realize a validação da assinatura digital ao abrir um documento PDF.

Configurando o Adobe Reader para realizar validação no Windows

Após instalar os certificados no Windows, deve-se realizar as seguintes configurações no Adobe Reader:

1. Abrir o programa Adobe Reader;

Dica: Geralmente, o Adobe Reader é encontrada no menu Iniciar -> Programas-> Adobe Reader

2. No menu Editar, selecionar o submenu Preferências;

3. Na Janela Preferências, na caixa de seleção Categorias, selecionar a opção Assinaturas;

4. Na opção Verificação, clique no botão Mais...;

5. Na tela apresentada, efetue as seguintes configurações:

  • Verificar assinaturas quando o documento estiver aberto;
  • Em Comportamento de verificação, marque a opção Usar o método especificado pelo documento.  Se indisponível, use o método padrão;
  • Desmarque a opção Exigir que a verificação de anulação do certificado seja feita sempre que possível ao verificar assinaturas;
  • Em Horário da verificação - Verificar assinaturas usando: marque a opção Hora na qual a assinatura foi criada, e desmarque a opção Usar marcas de data/horas vencidas;
  • Em Integração com o Windows, marque a opção Validando documentos certificados.


6. Na Janela Preferências, clicar no botão OK;

7. Agora, o Adobe Reader já pode ser utilizado para abrir o documento do Diário em formato PDF.

Observação:

As opções de configuração do Adobe Reader serão salvas após o Adobe ser fechado. Logo, esta operação pode ser realizada apenas uma vez.

Configurando o Adobe Reader para realizar validação no Linux

 Após salvar o arquivo com os certificados "certificados.p7c" (descrito no ítem "Instalando Certificados Digitais"), deve-se:

  • Importar o arquivo "certificados.p7c" para o Adobe Reader e configurar as propriedades destes certificados para validar assinaturas digitais;
  • Configurar o Adobe Reader para validar as assinaturas digitais utilizando os certificados importados anteriormente;

Para importar os certificados para o Adobe Reader, deve-se seguir os seguintes  passos:

1. Abrir o programa Adobe Reader ;

2. Acessar o menu "Documento" e, a seguir, selecione a opção "Identidades confiáveis...";

3. Na caixa de seleção "Exibir", selecione a opção "Certificados" para mostrar os certificados instalados. Isto fará com que sejam apresentados os certificados instalados no Adobe;

4. Clique no botão "Adic. Contatos";

5. Na janela "Escolher certificados a serem importados", pressionar o botão "Procurar" e selecionar o arquivo "certificados.p7c" (salvo nos passos descritos anteriormente). A seguir, clique no botão "Importar";

6. Será aberta a janela "Importação Concluída" com as mensagens de resultado da importação dos certificados contidos no arquivo "certificados.p7c". Clique no botão "OK" para fechar esta janela;

7. Na janela "Gerenciar Identidades Confiáveis", selecionar o certificado "Autoridade Certificadora Raiz Brasileira" e pressionar o botão "Editar Confiança". A seguir, selecione a caixa "Assinaturas e como uma raiz confiável" e clique no botão "OK";

8. Na janela "Gerenciar Identidades Confiáveis", selecionar o certificado "AC CertiSign SRF V3" e pressionar o botão "Editar Confiança". A seguir, selecione a caixa "Assinaturas e como uma raiz confiável" e clique no botão "OK";

9. Na janela "Gerenciar Identidades Confiáveis", selecionar o certificado "Autoridade Certificadora da Secretaria da Receita Federal" e pressionar o botão "Editar Confiança". A seguir, selecione a caixa "Assinaturas e como uma raiz confiável" e clique no botão "OK";

10. Na janela "Gerenciar Identidades Confiáveis", clicar no botão "Fechar";

 

Para configurar o Adobe Reader para validar assinaturas digitais, deve-se proceder os seguintes passos:

1. No menu Editar do Adobe Reader, selecionar o submenu Preferências;

2. Na Janela Preferências, na caixa de seleção Categorias, selecionar a opção Segurança;

3. Marcar a opção Verificar assinaturas quando o documento estiver aberto e clicar no botão Preferências avançadas;

Observação:

A opção Verificar assinaturas quando o documento estiver aberto fará com que, ao abrir um o diário como Adobe Reader, seja verificada automaticamente a assinatura digital do documento

4. Na janela Preferências avançadas de assinaturas digitais, clicar na aba Verificação;

5. Nos campos da aba Verificação, realizar as seguintes configurações:

  • marcar apenas o item Usar o método especificado pelo documento; usar o método padrão se ele no estiver disponível;
  • no campo Método padrão para verificação de Assinaturas, selecionar a opção Segurança Padrão do Adobe;
  • desmarcar a opção Exigir que a verificação de anulação do certificado, seja feita sempre que possível ao verificar assinaturas;
  • na caixa, Horário de verificação, marcar o item O horário no qual a assinatura foi criada.

6. Na Janela Preferências, clicar no botão OK;

7. Agora, o Adobe Reader já pode ser utilizado para abrir o documento do Diário em formato PDF.

Observação:

As opções de configuração do Adobe Reader serão salvas após o Adobe ser fechado. Logo, esta operação pode ser realizada apenas uma vez.

Veja também

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