TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Oeste recebe o Justiça Eleitoral Itinerante - SC

07.08.2018 às 14:05

O TRE-SC esteve na manhã desta terça-feira (7) em Concórdia, dando início ao Justiça Eleitoral Itinerante no Oeste Catarinense. Depois de passar por Criciúma e Joinville, o evento ocupou o auditório da Universidade do Contestado (UNC) para apresentar campanhas institucionais e realizar audiências públicas com alunos e comunidade local.

Na ocasião, o presidente do TRE-SC, desembargador Ricardo Roesler, destacou a segurança e a transparência do processo eletrônico de votação. “Ao contrário do que algumas fake news afirmam, não é só no Brasil que existe o voto eletrônico. Segundo dados da Universidade de Harvard, pelo menos 35 países trabalham com alguma espécie de eleição eletrônica no mundo, incluindo sistemas mistos de votação”, disse.

Além disso, o magistrado trouxe outros exemplos de notícias falsas relacionadas às urnas eletrônicas, desconstruindo os “mitos” divulgados, especialmente, nas mídias sociais. “ É importante que compartilhemos informações verdadeiras, que contribuam com o processo eleitoral, não dando ouvidos a detratores de uma das conquistas mais sérias e transparentes do nosso Brasil: às urnas eletrônicas”, concluiu.

Na sequência do evento, a secretária de controle interno e auditoria do TRE, Denise Goulart Schlickmann, convidou os presentes a fiscalizarem os financiamentos das campanhas eleitorais. “A campanha Eleição com Participação é Eleição sem Corrupção criou uma página específica na internet, que pode ser acessada através do site do Tribunal, onde podemos encontrar todas as informações referentes à arrecadação e aos gastos de campanha. Todos podem auxiliar nesse controle”, enfatizou.

Por fim, o ouvidor substituto da Ouvidoria Regional Eleitoral de Santa Catarina, Fernando Luz da Gama Lobo d'Eça, tratou da contribuição da Unidade no processo de desburocratização do Estado. “A Ouvidoria existe para agilizar o acesso do cidadão às informações institucionais e técnicas, recebendo críticas, sugestões e elogios”, afirmou.

Além das autoridades do TRE, estiveram presentes no evento o pró-reitor de pesquisa e extensão da UNC, professor Gabriel Bampi, o secretário municipal de educação, Neuri Comin, o presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Artêmio Ortigara, O presidente da subseção da OAB da cidade, Raphael dos Santos Bigaton, o delegado regional da Polícia Civil, Marcelo Sampaio Nogueira e o comandante da Polícia Militar de Fronteira, tenente coronel Rogério Silva de Vargas.

O Justiça Eleitoral Itinerante - Santa Catarina segue nesta quarta-feira (8) para Chapecó e encerra sua edição em São Miguel do Oeste na quinta (9).

Por Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC