TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

TSE promove palestra sobre o sistema eletrônico de votação na próxima terça (3)

02.10.2017 às 13:36

Na próxima terça-feira (3), às 13h, no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),será realizada palestra sobre o funcionamento da urna eletrônica e dos sistemas correlatos. O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes participará da abertura da palestra.

O evento, que é uma das etapas do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação, acontecerá no auditório III e será transmitido ao vivo pelo hotsite do evento. 

A palestra servirá de subsídio para os investigadores ou grupos de investigadores pré-inscritos no TPS, que terão informações necessárias sobre o sistema. A novidade deste ano é que os estudantes da área de Tecnologia da Informação – ou de áreas afins – de faculdades públicas e privadas também poderão assistir à palestra, porém sem direito a certificado. 

Já de 3 a 6 de outubro, os pré-inscritos poderão fazer uma inspeção nos códigos-fonte do sistema, a fim de buscar possíveis falhas ou fragilidades, que servirão de insumos para a elaboração dos respectivos planos de testes. Entre o final da palestra de terça-feira e até as 19h, os participantes presentes já poderão ter acesso à área de exposição dos códigos-fonte para ambientação.

Os planos de teste têm o objetivo de identificar e descrever as ações a serem desempenhadas pelos participantes no momento da realização do teste. Após a elaboração das propostas, os participantes deverão preencher o Formulário Plano de Teste, disponível no portal do TSE, que será avaliado pela Comissão Reguladora.

A edição de 2017 do TPS acontecerá de 28 a 30 de novembro.

Para mais informações sobre a palestra, envie um e-mail para eventos@tse.jus.br ou acesse o hotsite do TPS 2017.

Códigos-fonte

Os investigadores ou grupos de investigadores com a pré-inscrição aprovada terão acesso aos códigos-fonte por meio de ferramenta de visualização fornecida pelo TSE. Eles deverão assinar termo de confidencialidade, mesmo que sejam membros de grupo. A assinatura se dará no momento do ingresso do investigador no ambiente de apresentação dos códigos-fonte. 

A assinatura digital dos códigos-fonte a serem inspecionados está agendada para o primeiro dia do período, também em 3 de outubro, das 9h às 11h, sendo facultada aos investigadores presentes, desde que estejam de posse de certificado digital padrão ICP Brasil.

Com exceção da palestra, todas as demais atividades serão realizadas no 3º andar do edifício-sede do TSE e serão restritas aos participantes devidamente pré-inscritos e identificados por meio de credencial própria, mediante assinatura do termo de confidencialidade. 

Vale ressaltar que, de acordo com o parágrafo 8º do artigo 17 do edital, não haverá custeio, por este Tribunal, de diárias e passagens para essa fase do evento.

Serviço:

Palestra sobre o Sistema Eletrônico de Votação

Data: 3/10/2017

Hora: 13h

Local: Auditório III do edifício-sede do TSE, em Brasília-DF

Fonte: TSE