TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Quatro cartórios eleitorais farão plantão no próximo sábado (21)

20.10.2017 às 14:55

Os Cartórios das 22ª (Mafra), 57ª (Trombudo Central), 62ª (Imaruí), 56ª e 103ª (Balneário Camboriú e Camboriú) Zonas Eleitorais farão plantão de atendimento para o cadastramento biométrico no próximo sábado (21). A medida tem em vista o processo de revisão de eleitorado pelo qual 43 municípios de Santa Catarina estão passando. O horário de atendimento em Mafra e Balneário Camboriú será das 9h às 15h, em Imaruí das 9h às 13h e em Trombudo Central das 9h às 12h. O eleitor deve agendar seu atendimento pelo site do TRE-SC.

O cadastramento biométrico é obrigatório nos municípios que estão em revisão de eleitorado. O eleitor que não se apresentar terá o título eleitoral cancelado e estará sujeito a uma série de sanções. O prazo de comparecimento para Mafra é até 24 de novembro, para Imaruí, Braço do Trombudo e Trombudo Central, 27 de outubro e para Balneário Camboriú e Camboriú, 7 de dezembro.

O Cartório da 22ª Zona Eleitoral atende cerca de 43.000 eleitores de Mafra, dos quais 72% foram cadastrados biometricamente até o momento (17/10). O Cartório da 62ª ZE conta com 66% da biometria completa, de um total de aproximadamente 10.000 eleitores de Imaruí. Já o Cartório da 57ª ZE atende cerca de 9.000 eleitores de Braço do Trombudo e Trombudo Central e está com 70% do cadastramento finalizado.

Por outro lado, os Cartórios das 56ª e 103ª ZEs, que atendem eleitores das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú, estão com baixo comparecimento do eleitorado. Até o momento, Camboriú cadastrou biometricamente 48,2% dos eleitores e Balneário Camboriú, 46,1%.

Biometria

Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

Por Vinicius Claudio / Bárbara Leal
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC