TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

TRE-SC participa de Simulado Nacional de Urnas nesta semana

26.11.2015 às 16:49

Na última terça-feira (24), começou a primeira etapa do 1° Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas com foco em hardware, que conta com a participação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Os testes vão até a sexta-feira (27) e têm o objetivo de identificar e mitigar a ocorrência de falhas nos sistemas das urnas eletrônicas, para que as medidas saneadoras sejam implantadas em tempo hábil para as Eleições de 2016.

O presidente do TRE-SC, desembargador Sérgio Baasch Luz, ressaltou a importância do apoio do Exército Brasileiro, que disponibilizou 30 soldados para a realização dos testes. “Este simulado faz parte do planejamento do TRE para as eleições do ano vindouro. Esta primeira etapa está sendo realizada com o importante apoio do Exército Nacional, que disponibilizou seu pessoal para testar as urnas.”

Com o apoio do Exército Nacional nesta primeira etapa de testes, 850 urnas de seção, justificativa e contingência serão testadas. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina participará também de mais uma etapa do simulado, na qual mais 250 urnas serão testadas. Esta última etapa acontecerá entre os dias 8 e 11 de dezembro e contará com a participação dos servidores da Justiça Eleitoral. 

O secretário de tecnologia da informação do TRE-SC, Álvaro Sampaio Corrêa Neto, destacou que essa é a primeira vez que as urnas são testadas com os identificadores biométricos instalados. “Até o momento, os testes estão dando resultados positivos, principalmente os feitos nas urnas do ano de 2006, que, por serem as mais antigas, geravam um certo receio. Estamos nos surpreendendo.”

Por Stefany Alves
Assessoria de imprensa do TRE-SC