TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

QR Code deverá ser utilizado nos Boletins de Urna nas Eleições 2016

10.11.2015 às 18:09

Nesta segunda-feira (9), o chefe da Seção de Voto Informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rodrigo Carneiro Munhoz Coimbra, esteve em Florianópolis, participando do XV Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação, e falou com a Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina sobre o desenvolvimento do Projeto QR Code, que deverá entrar em funcionamento nas próximas Eleições. 

O objetivo do projeto é que, com a utilização do código de acesso rápido, eleitores e fiscais de partidos políticos poderão, de forma segura e simplificada, escanear e armazenar os dados contidos nos Boletins de Urnas (BU) em seus dispositivos móveis (smartphones ou tablets). 

Rodrigo destacou que o TSE já implementou a impressão do QR Code nas urnas e que o aplicativo para o escaneamento já está em fase de testes. “A preocupação com a segurança do QR Code é permanente, tanto que já incluímos um mecanismo de segurança, que conta com assinatura digital. Dessa forma, o aplicativo vai ter capacidade para identificar a autenticidade do boletim de urna.” 

O QR Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares (que possuem câmera fotográfica) e que permite o armazenamento de uma quantidade significativa de caracteres. O Código QR que será utilizado pelo TSE é o alfanumérico, que conta com nível máximo de compressão de dados. O mecanismo não terá custos para a Justiça Eleitoral, já que o uso do Código QR é livre de qualquer licença.

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre, juntamente com o Grupo de Trabalho (GT) Mobile, está responsável pelo desenvolvimento do novo aplicativo, que estará disponível para os sistemas operacionais iOS e Android e poderá ser baixado gratuitamente nos dispositivos. 

Mais informações sobre o projeto, o QR Code e a segurança do aplicativo podem ser obtidas no “Manual para a criação de aplicativos de leitura”

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC