TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Presidente do TRE-SC anuncia mudanças em Zonas Eleitorais do Oeste

10.11.2015 às 18:30

Em visita ao Oeste catarinense, o presidente do TRE-SC, Sérgio Baasch Luz, acompanhado do diretor-geral da Instituição, Sérgio Manoel Martins, anunciou a criação de mais uma Zona Eleitoral (ZE) para atender Chapecó e discutiu o remanejamento dos municípios vinculados à ZE de São Miguel do Oeste. O objetivo é melhorar os serviços oferecidos aos eleitores e otimizar a logística das eleições na região.

Em Chapecó, na quinta-feira (12), pela manhã, ocorreu reunião na Câmara Municipal, que contou com a presença do chefe do executivo, José Claudio Caramori. Na ocasião, foi divulgada a estrutura da nova Zona Eleitoral de Chapecó, que passará a atender, além de parte do município-sede, os municípios de Coronel Freitas, Jardinópolis e União do Oeste, ficando responsável por 54.788 eleitores. Além da notícia da implantação da nova ZE, foi solicitado à prefeitura apoio logístico para as Eleições 2016 e para a implantação do projeto do cadastramento biométrico. “A biometria é mais uma forma de garantir a segurança no processo eleitoral, impedindo que um eleitor se passe por outro para votar”, afirmou o presidente do TRE-SC. 

À tarde, o presidente e o diretor-geral conheceram as futuras instalações dos cartórios de Chapecó, que serão transferidos para um local com mais conforto aos eleitores, observando as normas de acessibilidade e permitindo a instalação dos equipamentos necessários à realização do cadastramento biométrico.
  
Na sexta-feira (13), a comitiva do Tribunal esteve em São Miguel do Oeste. Também em reunião na Câmara Municipal, autoridades locais foram ouvidas quanto ao remanejamento de municípios da referida Zona Eleitoral, que conta com 8 localidades. “O limite máximo previsto pela resolução do TSE nº 23.422/2014 é de 5 municípios”, esclareceu o desembargador Sérgio. A exemplo de Chapecó, foi anunciada a implantação da biometria em 2016 e solicitado apoio ao prefeito João Carlos Valar, presente no encontro, para o projeto e para as próprias eleições 2016.

As propostas seguem agora para aprovação do Pleno do TRE-SC.

Por Jairo Grisa
Assessoria de Imprensa do TRE-SC