TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Postos de atendimento dos bairros fecham no final do mês

04.11.2015 às 13:50

Nas seis cidades em que a biometria está ocorrendo de forma obrigatória no Estado, 652.604 eleitores já colheram suas digitais, totalizando uma média de 54,8% dos eleitores cadastrados. Biguaçu é a cidade que mais tem eleitores biometrizados - 69,11% do eleitorado já compareceu aos postos. Porém, é importante lembrar que o prazo para o eleitor de Biguaçu fazer o procedimento acaba dia 29 de novembro. 

Nos demais municípios, os postos de atendimento biométricos instalados nos bairros também serão fechados no final deste mês. Por isso, a Justiça Eleitoral ressalta a importância dos eleitores colherem suas digitais até o final de novembro, evitando assim as filas que se formarão após o fechamento dos postos. Consulte aqui os endereços e horários de atendimentos dos postos. 

Palhoça conta com 63,52% do eleitorado cadastrado, seguida por São José (53,81%) e Florianópolis (53,75%). Já Joinville e Blumenau contam com pouco mais de 44% dos eleitores biometrizados. 

O eleitor que não atender ao chamado ficará sujeito ao cancelamento do CPF. Além disso, estará impedido também de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte. A situação fica ainda mais grave para o servidor público, que deixará de receber função ou remuneração, e para o estudante de instituições mantidas pelo Governo, que não poderá renovar sua matrícula.

Os eleitores que ainda não compareceram devem levar os seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente). Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar.

Aquele eleitor que trabalha durante o horário de atendimento dos postos, pode solicitar dispensa do empregador para realizar o cadastramento. Para isso, basta pedir ao atendente do posto a emissão da certidão de comparecimento, que será fornecida pela Justiça Eleitoral.

Em caso de dúvidas, os eleitores podem ligar para o Disque Eleitor Biometria, gratuitamente, através dos números 148 ou 0800-647-3760.

Por Stefany Alves
Assessoria de imprensa do TRE-SC