TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Plantão da biometria registra 6.381 atendimentos

09.11.2015 às 13:00

No último sábado (7), a Justiça Eleitoral realizou plantão do cadastramento biométrico em Florianópolis, Palhoça, São José, Biguaçu, Joinville e Blumenau. Nesses seis municípios, em que a biometria é obrigatória, foram registrados 6.381 atendimentos.

Atualmente, Santa Catarina conta com 776.349 eleitores biometrizados. O número é expressivo, mas a meta é cadastrar biometricamente dois milhões de eleitores. Portanto, cerca de um milhão e duzentos mil eleitores catarinenses ainda precisam comparecer aos postos.

Para facilitar o acesso do eleitor ao cadastramento biométrico, e em razão do iminente fechamento dos postos (30 de novembro), a Justiça Eleitoral já confirmou mais um plantão, no sábado, dia 28. “É importante que o eleitor aproveite a oportunidade, especialmente a proximidade dos postos nos bairros, que foram instalados temporariamente para suprir essa demanda, mas que serão fechados a partir do dia 30. Não haverá prorrogação desse prazo e, por isso, o eleitor deve se organizar”, esclareceu a assessora-chefe da Corregedoria Regional Eleitoral de Santa Catarina, Renata de Fávere.

Fica o alerta. A partir de dezembro os postos de atendimento biométrico estarão fechados. O atendimento ficará concentrado nos cartórios eleitorais, no horário normal de funcionamento, o que poderá gerar filas e desconforto aos eleitores.

Para realizar o cadastramento biométrico é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente). Os homens maiores de 18 anos, no caso do primeiro alistamento, devem apresentar também quitação militar. Para os maiores de 70 anos, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito de voto.

Aqueles que não comparecerem terão seus títulos eleitorais cancelados, ficando sujeitos a sanções como suspensão do CPF e bloqueio de conta bancária.

Em caso de dúvidas, os eleitores podem ligar para o Disque Eleitor Biometria, gratuitamente, através dos números 148 ou 0800-647-3760. Acesse aqui o endereço e horário de atendimento dos postos de cadastramento biométrico. 

Por Sylvia Weidemann

Assessoria de Imprensa do TRE-SC