TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Biguaçu termina cadastramento com 82,63% do eleitorado biometrizado

30.11.2015 às 15:02

O prazo para os eleitores de Biguaçu se cadastrarem biometricamente terminou no domingo (29). No total, dos 48.494 eleitores da cidade, 40.080 colheram suas digitais, o que representa 82,63% do eleitorado municipal. No último dia de cadastramento biométrico na cidade, 732 eleitores foram atendidos no plantão realizado pelo cartório eleitoral, que funcionou das 9h às 14h.

“Atingimos a meta do Tribunal Superior Eleitoral, que era cadastrar 80% do eleitorado de Biguaçu. Cumprimos nosso dever, apesar do transtorno das obras na rua do cartório eleitoral, que nos atrapalhou durante todo o período da biometria”, destacou o chefe do cartório da 2ª Zona Eleitoral (Biguaçu), César Augusto de Oliveira.

Os 8.426 eleitores que não realizaram o procedimento obrigatório terão seus títulos cancelados, e, entre outras sanções, não poderão inscrever-se em concursos públicos ou tirar passaporte e, até mesmo, terão o CPF suspenso, visto que a Receita Federal promove batimentos periódicos com dados da Justiça Eleitoral. Para regularizar a situação, esses eleitores devem procurar imediatamente o Cartório Eleitoral.

Sobre a biometria

O cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital e fotografia. A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. Desde abril deste ano, o procedimento se tornou obrigatório em Biguaçu.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC