TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

ALESC e UDESC assinam convênio com o TRE-SC para apoio na biometria

17.11.2015 às 13:32

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina assinou um convênio com a Assembleia Legislativa do Estado (ALESC) e UDESC, com o objetivo de buscar apoio para a realização da biometria. O acordo prevê a contratação de estagiários e a divulgação da obrigatoriedade da realização do procedimento para os eleitores de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Palhoça, São José e Biguaçu. 

O convênio foi assinado pelo presidente do TRE-SC, desembargador Sérgio Baasch Luz, pelo presidente da ALESC, Gelson Merisio, e pelo reitor da UDESC, Antônio Heronaldo de Sousa. A parceria foi firmada no gabinete da presidência da ALESC, em Florianópolis, às 10h30, nesta terça-feira (17).

“Este convênio é a garantia absoluta de que, a partir do próximo ano, nós vamos conseguir implantar a biometria em todo o Estado de Santa Catarina. Estamos nos preparando para isso e é com grande satisfação que poderemos contar com a importante participação da UDESC”, destacou o presidente do TRE-SC.

A ALESC ficará responsável pela divulgação local da biometria e pelo custeio da contratação de 50 estagiários. Já a seleção e cadastro dos estudantes interessados ficará a cargo da UDESC. Os estagiários serão divididos entre os munícipios da Grande Florianópolis e Joinville. 

O presidente do TRE-SC ressaltou ainda que os postos de atendimento instalados nos bairros fecharão no dia 30 de novembro. Por isso, é importante que os eleitores façam seu cadastro biométrico o quanto antes, buscando evitar as possíveis filas. 

Os eleitores que ainda não compareceram devem levar: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente). Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar.

Aquele eleitor que trabalha durante o horário de atendimento dos postos, pode solicitar dispensa do empregador para realizar o cadastramento. Para isso, basta pedir ao atendente do posto a emissão da certidão de comparecimento, que será fornecida pela Justiça Eleitoral.

Em caso de dúvidas, os eleitores podem ligar para o Disque Eleitor Biometria, gratuitamente, através dos números 148 ou 0800-647-3760, de segunda a sexta das 12 às 19h.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC